
A senadora Professora Dorinha Seabra (União) esteve, nesta quinta-feira, 18, em uma reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em busca de recursos para atender a saúde pública no Tocantins. Acompanharam o encontro o governador Wanderlei Barbosa, o senador Eduardo Gomes, os deputados Carlos Gaguim e Filipe Martins, o Secretário Estadual da Saúde, Carlos Felinto, e o Secretário-Chefe da Casa Civil Deocleciano Gomes.
O governador Wanderlei Barbosa informou que o Estado busca a liberação de R$ 112 milhões, recursos remanescentes de repasses federais, que serão fundamentais para fechar o exercício de 2025 com equilíbrio e garantir o atendimento à saúde da população.
A senadora destacou a importância do fortalecimento da saúde pública no Tocantins e esses recursos são fundamentais para custeio e implementação de programas essenciais à população tocantinense, incluindo investimentos em hospitais e ações de prevenção de doenças.
“A bancada do Tocantins tem colocado recursos importantes e é fundamental que esse esforço seja reconhecido. O apoio do governo do presidente Lula demonstra compromisso com os cidadãos tocantinenses e fortalece ações estratégicas, como o hospital que será implementado pela Universidade Federal”, afirmou.
O ministro da Saúde elogiou o trabalho do governo estadual no combate ao sarampo, que impediu a disseminação de casos importados no Tocantins e em outras regiões do Brasil. Segundo ele, o apoio do Ministério será mantido para que o Estado continue fortalecendo o SUS e garantindo atendimento de qualidade à população. “Podem contar com o compromisso do presidente Lula e do Ministério da Saúde em apoiar o Tocantins e investir na saúde do nosso povo”, afirmou o ministro.