O sonho de ser vereador, o cerimonialista, o prefeito cantor: um dia de movimento político em Araguaína em 20 momentos 

Maju Cotrim 

Os dois dias de movimentação política em Araguaína em torno dos senadores Professora Dorinha e Eduardo Gomes e do anfitrião Wagner Rodrigues teve muitos momentos de bastidores. Observando tudo de perto com olhar jornalístico destaco alguns dos principais momentos:

O cerimonialista 

O prefeito Wagner posou de cerimonialista tanto no jantar como na inauguração do mercado não por acaso… fez questão de demonstrar proximidade e poder apresentar cada um que ia chamar para falar. É fato que os gestores se sentiram muito bem acolhidos por ele. O evento levou cerca de 60 prefeitos à cidade e é analisado como um termômetro político da relação de Gomes e Dorinha com os gestores. 

Só de passagem 

Wagner disse muitas vezes que uma das intenções de levar os prefeitos foi fazer com que principalmente os do sul e sudeste conhecessem a cidade e de fato muitos disseram que conheciam a cidade “só de passagem” e nunca tinham entrado.

Nilmar 

A ex prefeita Nilmar Ruiz acompanhou toda agenda na linha de frente dos palanques e sempre citada nos discursos. Ela é pré candidata a deputada estadual e sua visita foi muito bem vista na cidade.

Gaguim de leve 

Durante toda a parte que participou da programação Gaguim não escondia sua satisfação com a presença dos prefeitos e com a proximidade dele com Dorinha e Gomes. Foi muito citado também nos discursos é chamado por vários de “senador Gaguim” e até Dimas lembrou a contribuição dele na luta pelas emendas impositivas. 

Campelo 

O vereador Lucas Campelo aproveitou bem a agenda também participando de todos os momentos. Chamado de “deputado” já por alguns, inclusive por colegas tem o desafio de consolidar a pré candidatura de federal. Aproveitou para se aproximar de líderes estaduais de outras cidades chegando a pedir uns conselhos ao prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto como ganhar eleição. 

Padeirinho 

O vice prefeito de Wanderlândia, Padeirinho não faltou no evento. Com seus tradicionais gritos animou os eventos e arrancou risadas chamando o senador Eduardo Gomes de “trator de esteira do Senado federal”. 

Os vices

Por falar em vices, chamou atenção no evento os vices de Paraíso, Ubiratan e o de Gurupi, Adailton, que representou a prefeita Josi, também circulando e por vezes juntos mostrando o entrosamento. Guimarães também fez questão de destacar a presença do seu irmão, vice de Araguaína e também dos demais.

Enquanto isso nas rodas….

Muitos prefeitos comentavam a boca miúda nas rodas de conversas que observam o momento para saber se Wanderlei Barbosa vai retornar ao cargo nos próximos dias ou se Laurez vai continuar. Todos cautelosos e muitos abertamente torcendo sim pelo retorno de Wanderlei. 

As memórias afetivas 

Nos vários discursos que fez em Araguaína o senador Eduardo Gomes mergulhou nas suas memórias afetivas. Repetiu várias vezes que seu maior sonho político era ser vereador da cidade e que “sequer conseguiu ser candidato” mas que teve a honra de receber a 1ª comenda concedida por todos os vereadores. Depois confessou que quase teve uma máquina de sorvete no antigo mercado assim que foi morar na cidade mas que também não conseguiu na época porém agora entrega o novo mercado. Fez das suas vivências reais na cidade um simbolismo de identificação que fortaleceu ainda mais seu protagonismo político. 

Por falar em memórias….

Ao receber a comenda, Eduardo Gomes recebeu depoimentos de vários vereadores presentes destacando a atenção com eles e um até fez questão de relembrar que ganhou do senador o terno para tomar posse. Da plateia, Padeirinho já achou uma foto e mostrou que foi agraciado com um também para a posse.

“Nossa futura governadora”

Gomes aliás deixou claro sua parceria com a senadora Dorinha e no início do tour nas obras chegou a chama lá de “futura governadora”. 

Fator Dimas 

De fato foi inesperado o tom da fala de Ronaldo Dimas defendendo a 

 gestão Laurez e fazendo um apelo pelo fim dos shows ao fazer críticas á ex gestão do Estado durante o evento que tinha como foco a inauguração do centro de canoagem mas isso mostrou que ele entrou de fato de “corpo e alma” na gestão de Laurez.

Fontoura cantor 

O prefeito de Figueirópolis, Fontoura impressionou e foi aplaudido pelos colegas ao mostrar sua potência vocal e cantar junto com Odilon Santos no jantar dos prefeitos. 

Big 

O presidente da ATM, Big Jow foi tratado com muita deferência nos eventos sempre convidado a discursar e não perdeu a oportunidade de exaltar a união com a bancada pelas demandas das cidades. 

Os estaduais 

Alguns comentaram a ausência de estaduais da cidade no evento. Em todas as programações nesta segunda estavam Gipão e Jair Farias. Gipão aliás usou e abusou do senso de humor nas suas falas: “quem tiver cansado de outro veículo vem de Gipão”, chegou a brincar.

Guimarães 

O deputado da cidade, Alexandre Guimarães fez discursos equilibrados recepcionando os prefeitos, reconhecendo a importância das obras entregues e destacando seu compromisso também com recursos para a cidade. Fez questão também de destacar seu alinhamento político local com Wagner em prol da gestão e da cidade.

Dertins por ali 

O deputado Eduardo Do Dertins participou do jantar no domingo. Questionado pela Gazeta sobre sua presença ele respondeu: “Tenho um grupo eclético”, disse. Ele comentou ainda torcer pelo retorno de Wanderlei Barbosa ao cargo e no seu discurso aos presentes chegou a elogiar a união política. 

Ana Paula 

A primeira dama de Araguaína , Ana Paula, cotada para disputar vaga de deputada estadual, participou das programações ao lado de Wagner mas não discursou. 

A disputa do bem 

Em tom cordial, Tiago Dimas e Alexandre Guimarães  comentaram em discursos sobre a “disputa” para ver quem coloca mais recursos. “É uma Disputa do bem, uma queda de braço pra ver quem coloca mais recursos em Araguaína, torço pelo empate e sucesso do Araguaia”, disse Guimarães em sua fala na inauguração do mercado. 

O vereador secretário 

Claramente o agora secretário Marcos Duarte estava prestigiado na inauguração do mercado pelos colegas vereadores em razão da nomeação. Ele é visto como um canal importante deles com a gestão Laurez.