Após internação, Eduardo discursa a vereadores, pede espírito de cooperação à Câmara e ao Estado e cita inspiração do pai: “Os sonhos não morrem e o impossível não existe”

Maju Cotrim

Na abertura do Ano Legislativo o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira apresentou a mensagem ao Legislativo.

“Não há secretário que deixe de receber nenhum vereador”, garantiu.

“Fui acometido ontem de um mal súbito, passei umas horas internado e tive recomendação para ficar 48 horas em recuperação, mas eu vim mesmo assim porque não me ausentarei do legislativo”, disse.

Ele falou ainda sobre a formação de blocos partidários na Casa. “Peço que na medida do possível acolham, não vamos permanecer no 12 a 11, vamos ser os 23”, pediu.

Relação com o governo

“Nessa cidade definitivamente não haverá diferença entre o chefe do executivo estadual e municipal”, disse ao citar a cidade do automóvel, distritos industriais e incontáveis assuntos que são de interesse da prefeitura.

Ele falou ainda de sua disposição em trabalhar junto com o governador Wanderlei e disse que a cidade estava há seis anos sem inaugurar uma ETI e que com a parceria do governo isso é possível.

“Tenho sido convidado em todos os atos e sempre estarei presente”; disse sobre o governo. Ele contou que o governador o convidou para ir na escola CAIC para ver a situação. Ele disse que a obra não foi iniciada por falta de providências da gestão municipal. “Temos no mínimo nove pautas da educação faltando só atos do município para que o Estado trabalhe, é inadmissível que isso estivesse acontecendo nesta capital”, disse.

Ele pregou o espírito público da cooperação e disse que sua mensagem é um para-brisa para o futuro de Palmas.

Assessores parlamentares

Eduardo disse que cortou 350 cargos de DAS da estrutura, mas que fará uma correção. “Quero corrigir esse defeito e enviarei a essa Casa a criação dos cargos de assessores parlamentares”, disse.

Mensagem

Em sua mensagem, ele presta conta dos primeiros dias de gestão. “O foco dessa gestão é muito claro: cuidar das pessoas, objetivo este que guiará o dia-a-dia de todas as áreas, especialmente as mais sensíveis, como saúde, educação e ação social. Nesse sentido, a atual gestão trabalha, na área da saúde, com reformas de inúmeras Unidades Básicas de Saúde – UBS e Unidades de Pronto Atendimento – UPA, com foco na atenção básica a todo usuário do Sistema Único de Saúde”, disse.

Ele afirma ainda na mensagem: “Na área da educação, esta gestão está compromissada com as metas do Plano Nacional de Educação, principalmente na universalização da educação infantil na pré-escola e no ensino fundamental, a partir da retomada da construção de novas Escolas de Tempo Integral – ETI e de Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI, além de outras estratégias necessárias para redução do déficit já existente”, disse.

Sobre o transporte ele diz ainda: “Já em relação ao Transporte Coletivo Urbano, cientes da situação do atual modelo, além da gratuidade do mês de janeiro, optei pela redução da tarifa para R$ 2,00 reais em respeito ao usuário de um serviço que ainda não atinge níveis satisfatórios de qualidade, ao passo que já foi aberto processo licitatório, que, concluído, oportunizará dignidade para todos os usuários do referido serviço público, com ônibus novos, tempo razoável de espera, mas, principalmente, com a devolução da dignidade para todos seus usuários”, disse.

“Assim, conto com a qualificada participação desta colenda Câmara para marcharmos juntos na permanente construção de uma cidade capaz de atender a todas as suas funções sociais e devolver o direito à cidade para aqueles que mais carecem de cuidado e atenção”, disse.

“Finalizo com as insistentes palavras de meu pai, cuja inspiração é diuturna: Os sonhos não morrem e o impossível não existe. A solução será sempre o trabalho incansável”, afirmou.