Palmas

Após torneiras ficarem com 'cheiro de esgoto', moradores fazem filas para comprar água mineral em Palmas

Após torneiras ficarem com 'cheiro de esgoto', moradores fazem filas para comprar água mineral em Palmas

Vídeos registrados por moradores mostram o movimento em revendedora de água e gás na região sul de Palmas. Empresa contou que vendeu cerca de 500 galões em um dia.

A presença de cheiro forte de cloro e esgoto na água que chega às casas está fazendo com que os palmenses lotem revendedoras de água mineral. Na noite desta terça-feira (1º), uma fila se formou em um comércio da região sul de Palmas.

O problema está persistindo há dias e moradores de quadras das regiões norte e sul, Jardim Taquari e Aurenys também reclamam da água suja. Na 407 Norte, houve reclamações de pessoas que apresentaram dores de barriga e vômito.


Fila de pessoas em busca de água mineral em Palmas — Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (1º), o Procon Tocantins notificou a BRK Ambiental após diversas denúncias e reclamações de consumidores sobre a má qualidade da água fornecida aos moradores.

Imagens feitas por um morador, que não quis se identificar, mostra a grande quantidade de pessoas que estavam em busca de galões de água. Ele mora próximo à saída para Porto Nacional e disse que há duas semanas têm percebido cheiro e gosto forte na água que abastece sua casa.

“Tenho dois filhos pequenos, aí não dá para arriscar né”, disse o morador da região sul de Palmas que também se assustou com o valor do galão.

Por volta das 21h, a fila chegou a sair fora de um estabelecimento. A empresa informou ao g1 que a fila começou a se formar por volta das 19h e somente nesta terça-feira vendeu cerca de 500 galões de água. Desde segunda-feira, foi uma média de 700 galões.

A empresa informou que não teve alteração no preço nem na fonte. O g1 questionou o Procon Tocantins para saber se haverá fiscalização nos preços da venda de água mineral na cidade diante do problema de fornecimento e aguarda resposta.

‘Cheiro de esgoto’

A situação tem gerado incômodo e medo na população que usa a água para cozinhar, beber e tomar banho. Pollyana Araújo mora na 407 Norte e percebeu a diferente na água no final de semana, com piora nesta segunda-feira (30).

“Venho sentindo esse odor desde domingo (29) quando foi de ontem para hoje [terça-feira] ficou mais elevado o cheiro. Uma mistura de cloro com esgoto, eu sinto o cheiro de esgoto. Tenho medo de dar alguma coceira, algum mal-estar. Muitos já estão relatando isso aqui na quadra. Então assim, no momento ainda não estou utilizando a água mineral para banho, mas para alimento somente água mineral”, disse em entrevista à TV Anhanguera.

Moradora reclama de água suja na torneira na quadra 407 Norte — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Ela contou ainda que sente cheiro de esgoto na água e diz que o odor fica nas vasilhas lavadas. Ela comprou água mineral para fazer comida e ainda a limpeza do olho do filho, que tem glaucoma congênito.

A BRK Ambiental informou que por causa do período de estiagem prolongado o Ribeirão Taquarussu Grande, onde a empresa capta água, reduziu de volume e por isso a água bombeada veio junto com vegetação, que pode causar alterações na água distribuída. A concessionária disse que alterou o processo de tratamento e que o serviço deve ser normalizado ainda nesta terça-feira (1º).

O que diz a BRK?

A BRK informa que devido à estiagem prolongada, o volume de água do Ribeirão Taquarussu Grande, manancial em que a empresa capta água para tratamento, reduziu drasticamente e, com isso, juntamente com a água bruta bombeada para o tratamento, veio uma quantidade de vegetação. Tal fato pode ocasionar alterações na água distribuída, porém, não afeta os critérios de potabilidade, não causando prejuízos à saúde pública. A empresa imediatamente alterou o processo de tratamento da estação, adaptando às condições da água captada. A previsão é que o serviço seja normalizado nesta terça-feira, 1º.

(Fonte: g1 Tocantins)