Esquadrilha da Fumaça — Foto: So. Ribeiro/Esquadrilha da Fumaça
Esquadrilha da Fumaça — Foto: So. Ribeiro/Esquadrilha da Fumaça

A tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça — reconhecida nacional e internacionalmente pelas acrobacias de alta precisão — prevista para ocorrer neste fim de semana em Palmas foi oficialmente cancelada. A decisão partiu do prefeito em exercício, pastor Carlos Velozo (Agir), e foi confirmada pelo coronel aviador da reserva Ricardo Macedo, um dos principais articuladores do evento.

A suspensão do espetáculo aéreo, que havia sido amplamente aguardado pela população da capital, acontece em meio às mudanças administrativas desencadeadas após a prisão do prefeito eleito Eduardo Siqueira Campos (Podemos).

A mudança de planos também se refletiu na agenda oficial da Força Aérea Brasileira (FAB). A apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Palmas foi retirada do calendário disponível no site da corporação. Já a exibição programada para ocorrer neste sábado, 5, em Porto Nacional, está mantida.

Bastidores e articulações

A organização da apresentação em Palmas vinha sendo conduzida há meses pelo ex-senador Vicentinho Alves, com apoio direto do coronel Ricardo Macedo e articulação do gabinete do deputado federal Vicentinho Júnior (PP). O evento era visto como uma iniciativa simbólica de aproximação com a comunidade, marcada para acontecer em um momento especial de homenagens e atividades culturais.

Apresentação confirmada em Porto Nacional

Enquanto Palmas fica de fora, a cidade de Porto Nacional segue com a agenda mantida. A Esquadrilha da Fumaça participará do VIII Encontro de Aviadores, que celebra a história da aviação no Tocantins e integra as comemorações pelos 164 anos da cidade, a serem completados no próximo dia 13 de julho.

A programação em Porto contará com demonstrações aéreas, exposições temáticas, lançamentos de livros e homenagens. O ponto alto será o show da Esquadrilha da Fumaça, atração de renome nacional e que tradicionalmente reúne grande público em suas apresentações.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins