Barragem não suporta volume de chuva e se rompe no norte do Estado

Nesta quarta-feira, 19, a barragem do balneário de Bandeirantes do Tocantins, na região norte do Tocantins, rompeu após fortes chuvas registradas nesta quarta-feira. De acordo com o município, não houve feridos. O balneário Iracema Demito é utilizado por moradores para fazer caminhadas e passeios, mas no momento do rompimento não havia ninguém no local porque chovia forte na região.

A prefeitura informou que algumas propriedades rurais registraram o volume de 80 milímetros de chuva durante o dia.

Em nota a Prefeitura de Bandeirantes informou que o rompimento ocorreu em um local diferente do registrado no ano passado. Este é o segundo ano seguido que a represa rompe durante o período chuvoso. Além disso, o prefeito Zé Mario (PP) disse  que o jurídico do município está acionando a empresa responsável pela obra para fazer os reparos necessários, pois a represa ainda está no prazo de garantia.

“O prefeito se solidariza com as famílias que vivem abaixo da barragem e se estiverem sofrido algum dano, colocando à disposição a infraestrutura da prefeitura para devidos reparos”, diz nota do município.

Em março do ano passado uma das galerias do balneário Iracema Demito, em Bandeirantes do Tocantins, se rompeu e a água vazou para uma área de mata. Ninguém ficou ferido no acidente e os danos foram apenas materiais.

Naquela ocasião um salão de festas inacabado, um bar e duas quadras de areia foram inundados.