Sede da Prefeitura de Palmas - Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas
Sede da Prefeitura de Palmas - Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas

A Controladoria-Geral do Município (CGM) de Palmas instaurou a Tomada de Contas Especial nº 007/2025/CGM para apurar possíveis irregularidades no Contrato nº 020/2023, firmado em 10 de março de 2023, ainda na gestão da ex-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), com a empresa Dina Rodrigues Vieira Almeida Ltda. O contrato previa o fornecimento de marmitex para servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, no valor total de R$ 1.731.030,00.

A medida cumpre determinação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), que identificou falhas no processo de dispensa de licitação e suspeitas de acúmulo indevido de benefícios. Segundo a auditoria, servidores que já recebiam auxílio alimentação também foram contemplados com marmitex, prática proibida pela Lei Municipal nº 1.547/2008, que veda o acúmulo de benefícios com a mesma finalidade.

O TCE apontou que, em comparação a um contrato firmado em 2022 — no valor de R$ 350 mil para o fornecimento de 20 mil marmitex —, o contrato de 2023 quase quintuplicou o valor e a quantidade de refeições, prevendo a entrega de 98.943 marmitex. A Corte também ressaltou que houve tempo hábil para realização de licitação regular, mas a administração optou pela contratação direta, cuja justificativa foi considerada insuficiente.

Além disso, a lista de beneficiários apresentada pela Secretaria não coincidia com o argumento inicial de que as marmitas seriam destinadas exclusivamente a servidores de limpeza e manutenção urbana.

A investigação será conduzida por uma comissão formada pelos servidores Diel Murillo Cirqueira Alves (presidente) e Flávia Satie Kojo Nonaka, ambos da CGM. O prazo para apresentação do relatório conclusivo é de 60 dias, podendo ser prorrogado mediante justificativa.

A Portaria nº 40/2025/CGM, publicada no Diário Oficial do Município de 7 de agosto (mas datada de 1º de agosto), também determina que todos os órgãos da administração municipal colaborem com a apuração, fornecendo documentos e informações necessárias.

O Ministério Público de Contas acompanha o caso e, assim como o TCE, considera que as irregularidades podem configurar prejuízo ao erário, implicando responsabilização dos envolvidos e eventual ressarcimento aos cofres públicos.

O que diz a Prefeitura de Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, informa que colabora integralmente com os processos de controle externo relacionados à gestão de recursos públicos, tanto que a Controladoria-Geral do Município de Palmas, atendeu à determinação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) e instaurou a Tomada de Contas Especial nº 007/2025/CGM para apurar possíveis irregularidades no Contrato nº 020/2023, firmado na gestão anterior.

A atual gestão aguarda a conclusão do processo instaurado pela Controladoria-Geral do Município para que sejam adotadas as medidas cabíveis em relação aos procedimentos administrativos decorrentes.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins