Teste rápido - Foto: Raiza Milhomen
Teste rápido - Foto: Raiza Milhomen

Teste rápido – Foto: Raiza Milhomen

Para identificar possíveis infectados do novo coronavírus (Covid-19) na Capital, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas realiza nesta quarta-feira, 03, um mutirão de testagem rápida na Feira Coberta do Jardim Taquari. A ação começa às 9 horas e segue até às 16 horas do mesmo dia. A estimativa é realizar 500 testagens durante a rotina.

A Semus explica que o objetivo é realizar a busca ativa de pessoas que estejam com o vírus para que possam iniciar o tratamento de possíveis sintomas e o isolamento domiciliar e, em consequência disso, evitar a transmissão da doença.

É a segunda vez que a Semus realiza um mutirão em feiras livres. A primeira ação ocorreu no início deste mês, na Feira da 304 Sul.

Testes

A Semus também informa que o teste para detectar a Covid-19 está disponível nas 34 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas. Ao apresentar os sintomas da Covid-19, a pessoa deve procurar uma delas no horário de funcionamento das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira e agendar a realização do teste da Covid-19.

Nos finais de semana e feriados, o paciente pode procurar uma das quatro unidades sentinelas da Capital, que funcionam sábados, domingos e feriados. São elas: Arne 61 (503 Norte), localizada no Arno 61, Eugênio Pinheiro localizada no Aureny I, Taquari e Walter Pereira Morato localizada em Taquaruçu (essa última funciona 24 horas/dia).

A Secretaria Municipal da Saúde também oferece outros pontos de testes para comunidade de referência, são elas: Taquaruçu, Taquaruçu Grande (Warterly), Unidade da Arso 41 (403 Sul) e Unidade da Família da ASR-SE 75 (712 Sul).

Atendimento

Após o primeiro acolhimento na USF, o paciente será atendido por um profissional de saúde (enfermeiro ou médico) e, posteriormente, agendado o exame da Covid-19 para uma das unidades coletoras. Porém, se já estiver a partir do 8° dia de sintoma, o exame poderá ser realizado na própria USF no momento da consulta. Com o resultado entregue após 15 minutos de coleta do material.

Em outros casos, o agendamento do paciente é realizado de acordo com a data de início de sintomas declarados pela pessoa.

De acordo com a Atenção Primária/Semus, na Unidade de Saúde é realizada a avaliação do paciente com a identificação dos sintomas como febre, tosse, perda do olfato ou paladar, dificuldade respiratória, entre outros e a emissão do termo de isolamento pelo período preconizado.

Os exames para detecção da doença realizados no município são teste rápido e RT-PCR (Swab). Este último pode ser feito entre o 3º e o 7º dia do início dos sintomas. No entanto, a partir do 8º dia, recomenda-se a realização do teste sorológico, através de punção capilar, feito em todas as Unidades de Saúde do Município.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins