
Nesta quarta-feira, 27 de agosto, às 15h, o Plenarinho da Câmara Municipal de Palmas recebe a Roda de Conversa “Direitos dos Povos de Terreiro no Tocantins”, um encontro que reúne lideranças religiosas, representantes do poder público, autoridades jurídicas e militantes sociais em defesa da igualdade racial e da liberdade religiosa.
A iniciativa é organizada pelo Instituto Umbandista A Tenda do Caboclo, com apoio do Coletivo SOMOS, com apoio da própria Câmara; e conta com a colaboração de importantes instituições: Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Prefeitura de Palmas, Governo do Estado, Ministério Público do Tocantins e Defensoria Pública.
Mais que um espaço de debate, o evento busca propor soluções concretas para a criação de políticas públicas eficazes, fortalecer a luta contra o racismo estrutural e enfrentar a intolerância religiosa. Segundo os organizadores, o diálogo coletivo é essencial para construir uma sociedade mais justa e respeitosa, onde a diversidade cultural e religiosa seja reconhecida e valorizada.
Participantes confirmados
Mediadora: Maju Cotrim – Jornalista, editora-chefe e cofundadora da Gazeta do Cerrado. Especialista em Comunicação Étnico-Racial e Marketing Político. É idealizadora e coordenadora do Instituto Crespas.TO, além de autora do livro “Guerreiras Populares Quilombolas”, obra que retrata a trajetória de 50 quilombolas tocantinenses.
Adão Francisco de Oliveira – Secretário de Estado da Igualdade Racial. Doutor e Pós-Doutor em Geografia pela UFG, mestre em Sociologia. Já comandou as Secretarias de Educação, Juventude e Esportes e da Cultura do Tocantins. É presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Tocantins e sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.
José Eduardo Azevedo – Secretário Extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Palmas. Jornalista, doutorando em Ciências do Ambiente (UFT), mestre em Comunicação e Sociedade. Militante do Movimento Negro Unificado (MNU), integra o Coletivo Somos, primeiro mandato coletivo do Tocantins.
Thaís Cairo Souza Lopes – Promotora de Justiça do Ministério Público do Tocantins. Pós-graduanda em Políticas Públicas, mestra em Direitos e Garantias. Integra o Grupo de Apoio à Execução de Proteção do Patrimônio Público e é vice-presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público.
Geany Dantas – Advogada, pós-graduada em Direito Penal. Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/TO e professora de Direitos Humanos.
Franciana Di Fátima Cardoso Costa – Defensora Pública, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Tocantins. Mestra em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.
Thamires Lima – Vereadora pelo Coletivo Somos, ativista em defesa dos Direitos Humanos e articuladora política do coletivo.
Gildener Sousa – Teólogo, escritor e dirigente do Instituto Umbandista A Tenda do Caboclo, entidade que fundou há 17 anos. Pós-graduando, autor dos livros “Umbanda de Terreiro” e “Guardiões da Criação”. Reconhecido com o Prêmio Dona Miúda (2022) e o Prêmio Culturas Tradicionais e Populares do Tocantins (2023).
Sobre o Instituto Umbandista A Tenda do Caboclo
Fundado em Palmas, o Instituto atua há 17 anos na promoção da fé, da cultura e da inclusão social. Reconhecido em 2023 como entidade de utilidade pública estadual, promove ações sociais, culturais e ambientais que reforçam a importância da Umbanda como patrimônio imaterial do Tocantins.