Rio Formoso: Prefeito, políticos da região e produtores celebram início de obra com discursos otimistas e de agradecimento

De Formoso/Maju Cotrim

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta segunda-feira, 14, a Ordem de Serviço para a obra de recuperação da Barragem Taboca – Eixo 1, localizada no Projeto Rio Formoso. O governador Wanderlei Barbosa chegou acompanhado de vários aliados e foi recebido com faixas pela população.

A solenidade reúne políticos da região além dos senadores Professora Dorinha e Eduardo Gomes, o prefeito Israel Kawê, além do presidente da Assembleia, Amélio Cayres, os deputados federais, Alexandre Guimarães, Toinho Andrade e Carlos Gaguim, os estaduais Claudia Lelis, Janad Valcari e Cleiton Cardoso. Os prefeitos da região estão presentes, assim como Ronivon Maciel de Porto Nacional e outros.

O secretário Ubiratan enalteceu o governo e o senador Eduardo Gomes e destacou que a obra representa um compromisso com a região. “Sou feliz em fazer parte do seu governo que vem fazendo história no Tocantins”, disse. “É mais um passo concreto rumo ao desenvolvimento regional”, disse.

O prefeito agradeceu aos políticos presentes. “Uma obra aguardada há anos de 20 anos e representa muito porque Formoso é um município que depende muito da lavoura e da pecuária, vai trazer a segurança hídrica e mais estabilidade para os empresários”, afirmou.

A produção deve crescer 33% no município com as obras.

Toinho

O deputado Toinho Andrade elogiou o governador: “nosso governador é municipalista e sempre está presente em todas as cidades do nosso Estado”, disse.

Ele disse que destinou mais de R$ 5 milhões só este ano para a cidade.

Guimarães

O deputado Alexandre Guimarães falou do impacto positivo da obra e disse que o governo “desembaraçou a obra”. “Continuemos a acreditar e investir neste Estado”, disse. Ele parabenizou Gomes pela destinação dos recursos.

Gaguim

Na sua fala, Carlos Gaguim relembrou sua atuação pela região. Ele disse que fez gestão ainda em 2022 pelo projeto. “Colocamos no orçamento… teve participação de Gaguim e da Dorinha para realização dessa obra”, disse.

A obra será executada pela Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) e representa um investimento de R$ 33,35 milhões com emenda do senador Eduardo Gomes.

A obra

Com estruturas construídas entre 1979 e 1982, quando a região ainda integrava o estado de Goiás, a barragem necessita de adequações para atender à Política Nacional de Segurança de Barragens e garantir segurança hídrica ao projeto, que é um dos maiores polos agrícolas do Tocantins.

O Projeto Rio Formoso abrange cerca de 28 mil hectares irrigáveis e utiliza sistemas de irrigação por inundação para o cultivo de arroz no período chuvoso. Durante a seca, o modelo adotado é o de subirrigação, voltado para a produção de sementes de soja, além do cultivo de milho, feijão e melancia. A obra visa assegurar a continuidade e expansão dessas atividades produtivas, fundamentais para o desenvolvimento da região.

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!