
O secretário de Estado da Educação do Tocantins, Fábio Vaz, fez um pronunciamento emocionado nas redes sociais, após sair de uma reunião no Palácio Araguaia. No vídeo, ele desabafa sobre os ataques que tem recebido, lamenta a disseminação de desinformações e reforça que a proposta do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais da educação está pronta para avançar à próxima etapa.
“Essa história será contada com a dignidade que os profissionais da educação merecem: sem enganação, sem ofensas, nem mentiras, mas com união, compromisso e verdade”, afirmou.
Segundo o secretário, a proposta final do PCCR foi aprovada pelo Comitê Gestor e será enviada à Assembleia Legislativa em setembro. Caso aprovada, passará a valer com efeito financeiro retroativo ao mês de setembro de 2025. Ele destacou que o plano foi construído com ampla escuta da categoria. “Rodei 13 regionais e ouvi mais de 3 mil professores. Dei o microfone pra quem queria falar. Mesmo quando me ofenderam, pedi abraço, porque o que quero é unidade”, relatou.
Lamenta ataques e defende união
Visivelmente emocionado no vídeo, Fábio afirmou que vem enfrentando dias difíceis, especialmente diante das críticas que considera injustas. Ele classificou como maldosas as narrativas espalhadas nas redes sociais e agradeceu aos que, em silêncio ou de forma discreta, têm lhe dado apoio.
“A força para continuar vem do silêncio das orações na madrugada, do apoio discreto no direct, da firmeza diante das ofensas públicas”, disse.
O secretário também fez um apelo por discernimento diante das fake news. “Tem pessoas que nos atacam, que não querem que o plano avance, porque o discurso delas depende disso. Só sabem atacar. Será que os professores tocantinenses não merecem reconhecimento? Será que os avanços que tivemos não merecem elogio?”, questionou.
Diálogo com sindicato e prazo definido
Fábio Vaz aproveitou o vídeo para reforçar a importância do diálogo com o sindicato da categoria, que segundo ele, está participando ativamente da construção do plano. “É um sindicato maduro, que está tendo pela primeira vez a oportunidade de construir um plano com sustentabilidade”, disse.
O secretário concluiu o vídeo agradecendo às pessoas que têm lhe encorajado durante o processo e garantiu: “o nosso PCCR tem prazo definido e está mais perto do que nunca de se tornar realidade. Viva os professores do Tocantins!”