Palmas - Foto - Divulgação
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Palmas – Foto – Divulgação

Por – Jéssica Martins – Estagiária Gazeta do Cerrado
Edicação – Lucas Eurilio – Subeditor Gazeta do Cerrado

Na reportagem especial desta quinta-feira, 10,  sobre as potencialidades econômicas do Tocantins, nossa equipe aborda o apoio ao empresário através da Sala de Suporte Empresarial.

Lançada em outubro de 2020, a Sala foi criada para auxiliar no desenvolvimento e direcionar soluções aos empresários do Estado para acordos e articulações com possíveis investidores dos setores produtivos.

“Além do suporte empresarial para a verificação de demandas, a Sala visa ainda estabelecer parcerias estratégicas em ações de interesse dentro dos setores produtivos do Estado e direcionar soluções para acordos e articulações. Além destes atendimentos e do estabelecimento de diversas parcerias com outras instituições, a Sics também firmou parceria com a Agência de Fomento do Estado do Tocantins (Fomento), para auxiliar na divulgação e na orientação das linhas de crédito disponíveis na instituição, por meio da Sala de Suporte Empresarial”, disse o Estado

Entenda como funciona a Sala de Suporte Empresarial

A sala de suporte empresarial tem foco estratégico em três pilares:

  • Apoiar empresários: atendimento aos empresários e potenciais investidores para verificação de demandas;
  • Estabelecer parcerias: estabelecimento de parcerias estratégicas com foco em ações preventivas ao encontro dos interesses dos setores produtivos;
  • Direcionar soluções: execução de ações estratégicas e/ou articulações de acordo com a demanda.

Visando a conscientização do setor produtivo quanto à importância da efetivação contínua dos protocolos de segurança, para a manutenção da abertura da economia no Tocantins, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços criou o Guia Tocantins + Consciente, na qual tem uma sala de suporte empresarial onde a mesma presta os seguintes serviços:

Levantamento e priorização do atendimento às demandas específicas dos empresários por meio presencial e/ou telefone e email;

Atendimento empresarial focado na retenção e expansão dos negócios já instalados nas 8(oito)regiões econômicas do Tocantins;

Atendimento aos investidores e potenciais investidores que querem instalar o seu negócio no Tocantins;

Desenvolvimento contínuo do relacionamento empresarial com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços;

Divulgação das oportunidades e potencialidades do Tocantins;

Divulgação da política de incentivos fiscais do Tocantins;

Atendimento aos empresários com foco no comércio exterior – exportação e importação;

Desenvolvimento de projetos e ações estratégicas com foco na estruturação e desenvolvimento dos arranjos produtivos locais;

Desenvolvimento de estudos e ações estratégicas para impulsionar as principais cadeias produtivas;

Monitoramento de investidores e apoio aos empreendedores em potencial;

Elaboração de projetos e ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento empresarial, financeiro, produção e produtividade;

Informações sobre distritos industriais e áreas empresariais;

Orientação técnica sobre regime tributário parceria – CRC;

Realização e participação de feiras de negócios, caravanas, rodadas de negócios, mesas executivas, eventos itinerantes, encontros empresariais, missões nacionais e internacionais, dentre outros, com foco na assistência empresarial;

Estabelecimento de diálogo e parceria com representantes dos setores produtivos, federações, associações, cooperativas, conselhos de classe, sindicatos, dentre outros;

Acompanhamento das empresas recém-formalizadas para assistência e monitoramento – parceria Jucetins;

Apoio e orientação quanto à importância dos selos de inspeção – SIE e SISB, com foco na expansão dos canais de vendas e fortalecimento dos negócios – parceria ADAPEC;

  1. Divulgação e orientação para acesso ao crédito – parceria com as instituições financeiras e de fomento;
  1. Sensibilização empresarial sobre a importância das pesquisas econômicas – parceria IBGE;
  1.  Orientação e direcionamento para o cadastro de pessoas que atuam no setor de turismo (CADASTUR) – parceria ADETUC;
  1.  Projeto Tocantins + fornecedor – divulgação e orientação aos pequenos negócios (MEI, ME e EPP), da oportunidade de ser fornecedor direto do governo, por meio do sistema eletrônico de compra direta, cadastro no e-fornecedor – parceria com a SEFAZ, SECAD e ATI;
  1. Projeto Tocantins + consciente – atendimento empresarial para orientações sobre a manutenção dos protocolos de segurança sanitária – parceria SESAU;
  1.  Ação governo municipalista – apoio aos interlocutores municipais das 8(oito) regiões econômicas do Tocantins.

Com segmentos na indústria, comércio e serviços a sala de suporte empresarial enquadra nesse contexto farmácias, serviços, comércio, oficinas, salões de beleza e barbearias, supermercados e padarias, restaurantes e bares e feiras livres. As orientações gerais quanto às medidas de segurança devido a Covid-19 devem ser seguidas rigorosamente. São elas:

  • Distanciamento Social:
  • manter pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa;
  • reduzir o tempo do horário das refeições e aumentar o espaço entre as mesas;
  • manter funcionários com sintomas de gripe afastados temporariamente.
  • Higiene Pessoal:
  • promover a lavagem frequente das mãos água e sabão ou higienizador à base de álcool 70%;
  • disponibilizar em maior quantidade as estações de lavagem de mãos e o álcool gel 70%;
  • seguir uma boa higiene respiratória (encorajar as pessoas cobrirem espirros, tosse usando o cotovelo);
  • fornecer os equipamentos necessários para a proteção (máscaras, luvas, etc);
  • implementar desinfecção e lavagem de mãos fora do ambiente obrigatório para a entrada no estabelecimento.
  • Comunicação:
  • manter o ambiente ventilado;
  • reforçar a limpeza e a desinfecção dos sanitários e limitar o número de entradas;
  • manter o ambiente limpo e remover o lixo de maneira segura pelo menos 3X ao dia;
  • limpeza especial e desinfecção das superfícies mais tocadas (mesas, teclados, maçanetas, interruptores, etc);
  • aplicar limpeza diária dos aparelhos de ar condicionado.
  • Sanitização de ambientes:
  • incentivar as boas práticas aos funcionários, clientes e demais frequentadores;
  • esclarecer para todos as medidas preventivas a serem seguidas;
  • reforçar as orientações acerca dos cuidados a serem tomados pelos clientes no ambiente;
  • sinalizar com placas e cartazes a obrigatoriedade do distanciamento, do uso de máscaras e higienização.
  • Monitoramento:
  • acompanhar a saúde dos colaboradores, de seus familiares e entes próximos;
  • monitorar os colaboradores e clientes no cumprimento dos protocolos de prevenção.

Sala de Suporte Empresarial

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