Serras Gerais recebem pela primeira vez o Dia Internacional da Animação

Pela primeira vez, as Serras Gerais do Tocantins entram no circuito nacional do Dia Internacional da Animação (DIA), um dos maiores eventos de difusão do cinema de animação no mundo, conectando cidades de norte a sul do Brasil. A iniciativa local é realizada pela Casa de Cultura Arte da Serra, reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e integrante da Rede Cultura Viva

Em 2025 o evento comemora 22 anos!

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também festejam a data.

Neste ano o evento recebeu a inscrição de 137 curtas-metragens de animação brasileiros para exibição nas Mostras Nacional e Infantil. Destes, foram selecionados pelo júri, 6 filmes para a Mostra Nacional (programação principal) e 7 para a Mostra Infantil (programação paralela). O júri, coordenado por Marcelo Marão, foi composto por diretores e diretoras que tiveram seus filmes exibidos no DIA em anos anteriores – Rebeca Nigri (RJ), Flávia Godoy (SP), Levi Magalhães (CE), Cecília Martinez (RS) e Amanda Pomar (MG).

A Mostra Oficial é composta por uma hora de curtas brasileiros (Mostra Nacional) e uma hora de curtas estrangeiros (Mostra Internacional). Além dela, o circuito conta com a Mostra Infantil, voltada à formação de público e ao incentivo à criatividade de crianças e jovens.

No próximo 28 de outubro, o público das Serras Gerais poderá assistir gratuitamente a duas mostras de
animação que fazem parte do circuito nacional. Pela manhã, às 9h, será realizada a Mostra Infantil na Escola Estadual Professora Augusta Vaz dos Santos Teixeira, em Combinado, com a presença especial do diretor e roteirista Joubert Amaral, do curta-metragem “O Menino que Engoliu o Choro”, que participará diretamente de Belo Horizonte (MG). A conversa será conduzida em formato de roda de diálogo, estimulando perguntas e reflexões sobre o processo criativo da obra.

À tarde, às 13h, o público infantil participará de uma segunda sessão no mesmo local, seguida de
atividades lúdicas com os alunos. À noite, às 19h, a Casa de Cultura Arte da Serra, em Lavandeira, abrirá suas portas para a Mostra Oficial Nacional e Internacional, com a exibição de curtas brasileiros e estrangeiros selecionados pela curadoria nacional.

A diretora da escola, Fabiana Gomes, destaca que “é uma oportunidade para nossos estudantes conhecerem o universo da animação e se envolverem em atividades culturais de forma lúdica.” O presidente da Casa de Cultura Arte da Serra ressalta: “Esse evento coloca as Serras Gerais no mapa cultural da animação do Brasil, promovendo a arte da animação em âmbito nacional e internacional, incentivando o turismo cultural e a troca de experiências entre as comunidades.”

O Dia Internacional da Animação fortalece o desenvolvimento cultural das Serras Gerais, um território criativo, rico e diverso, onde a arte encontra espaço para florescer e consolidar novas formas de expressão.