Tocantins integra discussão de defensores públicos-gerais na comissão de transição no governo Lula

A atuação da Defensoria Pública nos Estados em defesa das pessoas vulneráveis foi uma das pautas de encontro realizado nesta terça-feira, 29, em Brasília, entre defensoras e defensores públicos com o senador eleito Flávio Dino, que está à frente do grupo técnico de Justiça e Segurança Pública na equipe de transição no governo federal. Representando o Tocantins, a defensora pública-geral Estellamaris Postal esteve presente, acompanhada do presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado (Adpeto), Guilherme Vilela Ivo Dias.

Estellamaris integra o grupo a convite do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), entidade que foi presidente na gestão 2021/2022. O atual presidente do Conselho, Florisvaldo Fiorentino [São Paulo] participou da reunião que, na oportunidade, tratou também da importância do fortalecimento da Defensoria Pública para as pessoas assistidas e também para o sistema de justiça brasileiro.

Esta foi a segunda reunião do Condege com o grupo de trabalho sobre justiça e segurança pública, ambas com a participação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), representada pela Defensora Pública-Geral. A primeira reunião foi realizada no dia 24 último, de forma remota, sob coordenação da advogada, professora e atuante em direitos humanos, Sheila de Carvalho, do grupo Prerrogativas, que também esteve presente no encontro de ontem, 29.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins