Tocantins tem alerta amarelo de baixa umidade em Palmas e em outras 43 cidades; Veja recomendações

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial devido à baixa umidade do ar para Palmas e mais de 40 cidades do leste e centro-sul do Tocantins nesta segunda-feira, 27. O aviso, válido para todo o dia, destaca que a umidade relativa pode cair para níveis abaixo dos 30%, índice significativamente inferior aos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o bem-estar respiratório.

Além da Capital, cidades como Almas, Arraias, Dianópolis, Porto Nacional, Taipas do Tocantins, Itacajá, Mateiros e Natividade também estão na lista das áreas mais afetadas pelo tempo seco. O Inmet classifica o alerta amarelo como “perigo potencial”, um dos três níveis oficiais de severidade: amarelo (potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).

O órgão explica que o índice de umidade projetado para Palmas está muito abaixo do ideal e representa, apesar do baixo risco imediato, perigo para a saúde, especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, além de favorecer focos de incêndio florestal.

Recomendações para enfrentar o clima seco

Diante do cenário, a Defesa Civil orienta a população a reforçar medidas de prevenção:

  • Beba água com frequência, mesmo sem sede.
  • Evite exercícios físicos e exposição ao sol entre 10h e 17h.
  • Prefira banhos frios e use hidratante para evitar ressecamento da pele.
  • Use umidificadores, ou improvise com bacias de água ou toalhas úmidas no ambiente.
  • Mantenha janelas abertas e evite locais fechados ou com ar-condicionado por muito tempo.
  • Prefira limpar ambientes com pano úmido para não levantar pó.
  • Não queime lixo e mantenha distância de fumaça de cigarros e queimadas, que agravam problemas respiratórios.

Riscos aumentam

De acordo com o Inmet, as condições ambientais facilitam a concentração de poluentes, ácaros e fungos, além de poeira, exigindo maior atenção à limpeza doméstica e higiene pessoal para evitar infecções oportunistas.

Ambientes úmidos, limpos e arejados são recomendados, especialmente para quem vive em regiões afetadas pelo alerta. Em caso de sintomas de mal-estar ou agravamento de doenças respiratórias, a orientação é buscar atendimento médico.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros reforçam que a população pode acionar o 199 ou o 193 em caso de incêndios ou emergências durante o período de clima seco. O alerta amarelo segue em vigor até a normalização do índice de umidade na região.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins