Crédito: Gilson Teixeira

Crédito: Gilson Teixeira

Os funcionários dos Correios no Tocantins decidiram aderir à greve nacional, a partir desta quarta-feira (27). A categoria fez assembleia em sete cidades e a maioria votou a favor da paralisação. Conforme o sindicato que representa os trabalhadores, Sintect-TO, os carteiros foram os que mais aderiram. Por causa disso, os serviços de entrega de encomendas e correspondências serão uns dos mais prejudicados.

Os trabalhadores fizeram assembleia em Araguaína, Colinas do Tocantins, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi na noite desta terça-feira (26). Em Palmas, eles se reuniram nesta manhã.

No Tocantins, os trabalhadores cobram mais segurança e estrutura nas agências. “Queremos segurança armada e porta com detectores de metais por causa dos furtos, assaltos e sequestros que os funcionários vêm sofrendo. As agências estão sucateadas, muitas não têm ar-condicionado. Os carteiros saem para as ruas sem protetor solar, luvas, óculos e uma série de equipamentos que fazem parte de um acordo coletivo”, explica o secretário jurídico do sindicato, Willian Martins.

Segundo ele, dos 120 funcionários dos Correios em Palmas, 72 aderiram. A maioria trabalha no Centro de Distribuição Domiciliar.

G1 aguarda um posicionamento da empresa a respeito da paralisação.

Entre os motivos da greve estão o fechamento de agências por todo o país, pressão para adesão ao plano de demissão voluntária, ameaça de demissão motivada com alegação da crise, ameaça de privatização, corte de investimentos em todo o país, falta de concurso público, redução no número de funcionários, além de mudanças no plano de saúde e suspensão das férias para todos os trabalhadores, exceto para aqueles que já estão com férias vencidas.

Fonte: G1 Tocantins