No dia 24 de janeiro completa um ano do acidente aéreo com avião que levava equipe do clube Palmas. Morreram na tragédia o piloto Wagner Machado Júnior, que tinha mais de 30 anos de experiência em aviação, o presidente do Palmas, Lucas Meira e quatro atletas do time: o goleiro Ranule, o lateral-esquerdo Lucas Praxedes, o zagueiro Noé e o atacante Marcus Molinari.

A assessoria do Clube se manifestou por nota.

Veja a íntegra da nota:

Comunicado – 1 ano do acidente aéreo – Palmas FR

O Palmas Futebol e Regatas, marcando um ano do acidente aéreo que vitimou seus atletas Guilherme Noé, Lucas Praxedes, Marcus Molinari e Ranule Gomes, o presidente Lucas Meira e o comandante da aeronave Wagner Machado, comunica que:

– Realiza neste domingo, 23, a entrega dos kits de material esportivo como premiação do concurso cultural “Troféu Lucas Meira – A Força de um Sentimento” beneficiando mais de mil jovens em todo o Tocantins fortalecendo iniciativas que transformam vidas através do esporte.

– Faz realizar junto com o Sistema Sagres de Comunicação, onde o presidente Lucas Meira era sócio-diretor, em conjunto com a Renapsi – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, onde era presidente, a live “A Força de um Sentimento”, com momentos de música, leitura, orações e homenagens.

– Sobre as causas do acidente, aguardamos o relatório oficial que será emitido pelo Centro de Investigações e Prevenções de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). As investigações seguem em andamento e não há prazo limite para a entrega do relatório. As informações são de domínio público e podem ser consultadas no site do órgão: https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/investigacoes

– Em relação as indenizações, auxílios e relacionamento com as famílias das vítimas, o clube faz saber que todas as assistências foram prestadas desde o primeiro momento e durante todo esse ano, sempre tocados pelo sentimento de pesar. Foram pagas as indenizações trabalhistas, o seguro do clube e o seguro da Confederação Brasileira de Futebol, faltando apenas o pagamento do seguro da aeronave, que deve ser consolidado nos próximos dias.

Para acompanhar a história com fotos e vídeos acesse: http://palmasfr.com/plano-de-enfrentamento-assistencia-e-memoria-ao-acidente-aereo/

O acidente

A queda do avião foi logo após a decolagem no dia 24 de janeiro da pista da Associação Tocantinense de Aviação, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. Os relatos das testemunhas indicam que o choque com o solo foi segundos após a tentativa de levantar voo e que logo em seguida houve duas explosões.

O avião levaria os jogadores e o dirigente do Palmas para Goiânia. A equipe enfrentaria o Vila Nova, pela Copa Verde.

Morreram na tragédia o piloto Wagner Machado Júnior, que tinha mais de 30 anos de experiência em aviação, o presidente do Palmas, Lucas Meira e quatro atletas do time: o goleiro Ranule, o lateral-esquerdo Lucas Praxedes, o zagueiro Noé e o atacante Marcus Molinari.

Os jogadores viajavam no voo particular porque haviam acabado de se recuperar da Covid-19 e ainda não podiam viajar em voos comerciais. O período de isolamento deles terminava no dia da queda do avião.