Palmas – Foto – Inácio Neto/Divulgação
Uma frente fria avança do Sul do Brasil para São Paulo aumentando a nebulosidade e as condições para chuva neste estado e também em Mato Grosso do Sul. Parte da nebulosidade desta frente fria permanece sobre o Paraná.
O ar frio de origem polar que veio com esta frente fria entra no Sul do Brasil e causando queda da temperatura
Uma massa de ar seco atua sobre parte do Sudeste, do Centro-Oeste e do Nordeste reduzindo a umidade no ar e as condições para chuva. Esse ar seco evita o crescimento de grande nuvens em uma grande área entre Minas Gerais, o centro-leste de Mato Grosso, Tocantins e o interior do Nordeste.
Áreas de instabilidade provocam muita nebulosidade e chuva sobre os estados do Norte
Previsão do tempo para o Brasil para 09/05/2023 – terça-feira
Região Sul
O ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil e a temperatura entra em declínio em todos os estados. Ainda há condições para pancadas de chuva no centro, norte e leste do Paraná e no Vale do Itajaí (SC), mas não há alertas para estas regiões e o sol aparece um pouco. A região de Florianópolis tem predomínio de céu nublado pela manhã, com chance de garoa, mas o sol aparece à tarde também entre muitas nuvens. No sul, centro e oeste catarinense e no Rio Grande do Sul, o tempo fica firme, com sol e algumas nuvens.
Região Sudeste
Uma frente fria avança sobre São Paulo e aumenta a nebulosidade em todo o estado. O litoral paulista tem chuva e muitas nuvens no decorrer do dia, podendo chover com moderada a forte intensidade. No oeste, sul, centro e leste do estado, incluindo a Grande São Paulo, o sol aparece entre muitas nuvens e tem previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite, mas que devem ser fracas a moderadas.
No Norte de São Paulo, na maioria das áreas do Rio De Janeiro e de Minas Gerais, o tempo segue firme, com predomínio de sol. Pode chover à tarde e à noite na região de Paraty, no litoral sul fluminense. O Espírito Santo tem pancadas de chuva, mas fracas a moderadas, e o sol aparece o dia todo. Ainda faz calor no Sudeste. A temperatura tem ligeira queda no centro-sul e leste paulista.
Região Centro-Oeste
Uma frente fria deixa todo o Mato Grosso do Sul com muitas nuvens. Pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite em praticamente todo o estado. Não chove na divisa com Goiás. Pode chover forte na fronteira com o Paraguai.
Algumas pancadas de chuva com raios ocorrem no oeste e noroeste de Mato Grosso. O sol predomina no restante da Região e faz calor.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Nordeste. A maioria das áreas da Região tem um dia com sol e algumas nuvens, mas sem chuva. Ainda há condições para pancadas de chuva no litoral, norte e centro-oeste do Maranhão, no litoral do Piauí e do Ceará, no centro-leste de Pernambuco, em Alagoas, Sergipe, no nordeste e leste da Bahia. Pode chover com moderada a forte intensidade no litoral sul da Bahia e no litoral do Maranhão.
Região Norte
Áreas de instabilidade atuam sobre toda a Região Norte. O sol predomina sobre a maioria das áreas do Tocantins, onde chove apenas no norte do estado. O restante da Região tem muitas nuvens e pancadas de chuva e raios no decorrer do dia, com risco de chuva forte. A chuva deve ser mais frequente e volumosa no Acre, em Rondônia e no centro-sul do Amazonas.
Alertas meteorológicos para 09/05/2023 – terça-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais: São Luís, Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus, Rio Branco e Porto Velho
Alerta para temporais no oeste no centro e norte do Amapá, no centro, oeste e sul do Amazonas e no oeste do Acre
Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, no sul e litoral de São Paulo, no litoral da Bahia, no litoral do Maranhão, no sul do Amapá, no litoral, no norte e oeste do Pará, em Roraima, no leste e norte do Amazonas, no centro-leste do Acre e em Rondônia.
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no oeste e noroeste de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, no centro e leste de Mato Grosso, no centro-sul e leste do Tocantins, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco (BA) e no sertão do Nordeste.
Fonte – Clima Tempo