Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Os moradores de Paraíso do Tocantins, na região central do Estado, vão ter que esperar um pouco mais para poderem utilizar os serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do município. Segundo informações de um morador que não quis se identificar, o local está totalmente construído e ninguém entende o porquê do não funcionamento da unidade de saúde.

A moradora relatou também que o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, acaba ficando superlotado por conta da falta da UPA. Nas fotos enviadas à nossa equipe, mostram que o local está construído, mas está abandonado.

“Não dá pra atender ninguém. O Hospital recebe pacientes de Divinópolis e às vezes do Pará também. Fica difícil até dos servidores tratarem bem os pacientes que são encaminhados”.

Nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Paraíso. O órgão informou que a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, permanece fechada em virtude do custeio e manutenção, igualmente as demais 148 UPAs/ 24h não inauguradas ou que estão em fase final de construção, por todo o Brasil.

Moradora diz que funcionamentp da UPA reduziria superlotação no Hospital Regional de Paraíso — Divulgação

Confira a nota na íntegra

Porém, a Gestão Municipal está tomando as seguintes providências, com base no Decreto 9.380/2018 – Ministério da Saúde, que flexibiliza as exigências para o funcionamento de UPAs no país:

  1. Visando o fortalecimento e Atenção Integral à Saúde da Mulher solicitou ao Ministério da Saúde, que seja implantada na estrutura existente no município a Clínica de Saúde da Mulher;Para se efetivar o aproveitamento predial, em prol da saúde paraisense, a Administração Municipal aguarda os novos protocolos do Ministério da Saúde, para inauguração da Clínica de Saúde da Mulher e início dos atendimentos aos munícipes.