Ícone do site Gazeta do Cerrado

VAGA NO SENADO: Amastha acelera ritmo de campanha e em Tocantinópolis se compromete: “Recursos não vão faltar para a saúde do Bico”

A agenda política do candidato ao senado Carlos Amastha segue em ritmo acelerado por todo o Tocantins. Nesta quarta-feira, 14, Amastha participou de diversas reuniões na região Norte do Tocantins, começando por Araguaína, passando por Wanderlândia e Darcinópolis, e encerrando o dia com uma grande reunião política em Tocantinópolis, onde foi alçado a fiscal do povo. A reunião contou com lideranças locais e moradores da região.

Liderança forte em Tocantinópolis e conhecido como Fiscal do Povo, o vereador Roberlan Cokim (PSC), que também é candidato a deputado estadual, entregou durante a reunião um colete de fiscal do povo para Carlos Amastha. “Até aqui, eu fazia parte do seu time. Agora, você foi escalado pro meu time e vai jogar no ataque, atuando como fiscal do povo. Lá no senado Federal, Amastha atuará como fiscal do povo, cuidando de Tocantinópolis e de todo o Bico do Papagaio. Nós confiamos a você essa missão e temos certeza que não vai nos decepcionar. Vai trazer melhorias não só para Tocantinópolis mas para o Tocantins inteiro”, declarou Cokim.

Saúde em pauta

Dentre os diversos temas discutidos durante a noite, a saúde demandou especial atenção, uma vez que a população da região do Bico do Papagaio carece de serviços de saúde de qualidade. “Nessa minha caminhada pela região já ficou bem claro que a população do Bico do Papagaio precisa de serviços mais próximos para não ter que se deslocar em grandes distâncias, correndo riscos na estrada. Vamos investir nisso, podem confiar. Recursos não vão faltar para a saúde do Bico”, garantiu Amastha.

Amastha destacou que a região é composta por 25 municípios, com uma população de mais de 218 mil habitantes. “Desse tamanho é só um hospital de grande porte em Augustinópolis. Se não consegue atendimento aqui, corre para o Hospital Regional de Araguaína. Imagina a sobrecarga, atender esse tanto de pessoas e mais aqueles que vêm do Maranhão e do Pará. Sem falar que em Araguaína, o HGA ainda não saiu do papel, a obra lançada em 2011 caminha a passos lentos”, pontua.

Exemplo que deu certo

O candidato destacou os avanços feitos durante sua gestão em Palmas. “Todos sabem que uma das grandes transformações que fizemos em Palmas foi na saúde. Upas novas e equipadas e com atendimento de qualidade. Deixamos para trás aquela coisa de postinho em casinha alugada e construímos 18 unidades de saúde novas, bem estruturadas e ofertando atendimento com o médico de saúde da família e com médicos especialistas”, destacou Amastha.

A saúde de Palmas deu um salto de qualidade, foi considerada a melhor do país, alcançando 100% de cobertura na atenção básica. “Inventamos a roda? Não. Apenas gerimos os recursos do SUS com seriedade porque esse recurso vem dos impostos que todos nós pagamos. Não é de graça. É público porque é universal para todos, mas de graça não é. Vocês pagam por tudo e devem exigir qualidade. Podem ter certeza que quando estiver no Senado estarei de olho na aplicação desses recursos”, destacou.

Sair da versão mobile