Brener Nunes- Gazeta do Cerrado
Durante a entrega das caminhonetes aos prefeitos de sete municípios do estado na manhã desta sexta-feira, 13, em Palmas o ministro Gilberto Occhi, confirmou o investimento de R$ 1.800.000 para atendimentos oncológicos no Estado.
“Vamos investir em equipamentos de radioterapia. E queremos uma área de mais ou menos 1.200 metros quadrados para os pacientes terem conforto durante o tratamento”, disse em discurso.
Os veículos entregues hoje irão auxiliar no combate à endemias como dengue, zika e chikungunya.“Hoje em dia não vemos muitas doenças porque a criança foi vacinada, a mãe foi vacinada”, comentou.
“À época da chuva chega, com ela em a leptospirose. Em Recife teve surto, por que? É culpa da chuva? Não. Chuva tem todo ano. São as pessoas que não estão se cuidando”, esclareceu.
Occhi também comentou sobre a baixa taxa de vacinação das crianças este ano. “Os servidores se vacinaram, adultos se vacinaram, e as crianças não”.
Ele afirmou que o ministério irá estudar e identificar as crianças que não foram vacinadas.
“Daqui um tempo, a doença não irá se propagar, porque vamos investir na vacinação e ela encontrará uma barreira”, disse.
Gilberto comentou que com a melhoria da eficiência e gestão, quer diminuir o tempo de internação, e tirar pacientes dos corredores dos hospitais. “Quero tirar todo mundo dos corredores”.
“Um dos poucos hospitais do Brasil, acho que seis, Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, estes hospitais estão sendo contemplados com esse investimento para que possamos melhorar o atendimento”, informou.
Ele ainda destacou que mesmo com investimento, tem que ficar na atenção básica.
“Não queremos que as pessoas tenham a necessidade de fazer a cirurgia. Quero acabar com a demora do diagnóstico, do atendimento, do exame”, pontuou o ministro da Saúde.
O ministro também afirmou que irá informatizar as unidades de saúde. “O paciente chega, se identifica e já haverá um portuário com todos as informações da saúde online disponível em qualquer unidade básica ou hospital do Brasil”, contou.
A tarde, o ministro ainda irá visitar o Hospital Geral de Palmas (HGP) e a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA).
O ministro ainda agradeceu a presença dos prefeitos, secretários e técnicos de saúde.