Os hábitos alimentares saudáveis estão cada vez mais populares entre os brasileiros. Prova disso é o resultado da pesquisa “Uber Eats FoodCast”, que mostra que, no ano de 2019, o veganismo será tendência.

Para prever o que estará em alta, as buscas encontraram os alimentos mais populares de 2018 na América Latina. Foram analisadas mais de 20 milhões de pesquisas no aplicativo em toda a região durante últimos seis meses.

O resultado mostra o aumento do consumo de flores comestíveis como lavanda e hibisco, comidas e bebidas à base de cânhamo, manaeesh, além de substitutos de carne como seitan e heme. Segundo a nutricionista Larissa Caetano, isso ocorre pois a população está se dando conta de que o consumo de carne tem se mostrado insustentável para o mundo.

Para ela, uma alimentação vegana proporciona diversos benefícios para a saúde, como a redução de algumas doenças crônicas: hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo ao combate à obesidade. No entanto, ao eliminar todos os produtos de origem  animal da dieta, há o risco de adquirir deficiências nutricionais, como falta de vitamina B12, vitamina D, cálcio e ômega 3. “Hoje em dia encontramos alimentos de origem vegetal (cereais, sucos, leite de soja) que são fortificados com a vitamina. Outra solução para o problema são as cápsulas suplementares”, diz Larissa

Uber Eats apontou, também, que a gastronomia nacional está em ascensão. As buscas por macarrão, frango xadrez, coxinha, batata frita e sorvete estão entre as preferências de cardápio.

Na lista dos itens mais pesquisados estão salada, pizza, poke, torta, bolo, pastel, batatas fritas, hummus, suco e sushi.

fonte: Casa e Jardim