Espanha é o segundo país onde o Covid-19 fez mais vítimas fatais

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Dois tocantinenses que moram em Barcelona, na Espanha, contaram à Gazeta do Cerrado nesta segunda-feira, 16, como estão fazendo para se manter seguros e as medidas preventivas que estão sendo tomadas pelo Governo Espanhol contra o novo Coronavírus (Covid-19).

Luis Fernando e Verônica Matos Patez são de Gurupi, na região sul do Tocantins e moram na Espanha há quase dois anos. Eles contaram que desde sábado, 14, os ministros decretaram estado e alerta por conta da doença.

“Estamos de quarentena por pelo menos 15 dias. Sair apenas em situação de emergência e urgência. Lugares como cafeteria, bares, escolas, restaurantes foram todos fechados. Só está aberto mercados, farmácias 24 horas”.

A Espanha é segundo país da Europa com mais casos de Coronavírus. Até domingo, 16, cerca de 288 pessoas já tinham sido vítimas fatais do Covid-19 e 7.753 infectados.

Por conta da pandemia, o governo espanhol, restringiu por conta do aumento dos casos a circulação de habitantes para tentar evitar a propagação do Covid-19.

Luis Fernando e Verônica disseram ainda que a recomendação é não sair de casa.

“A recomendação que a gente teve é de ficar em casa. Nada de passeio, pra evitar o contágio”.

Marina Borges é de Minas Gerais e mora em Portugal. Ela tem familiares no Tocantins e contou que a empresa na qual ela trabalha decidiu suspender as atividades.

Marina Borges mora em Portugal – Divulgação

“A empresa que trabalho optou por fechar,vamos fazer o trabalho de telemarketing em casa. Os supermercados vão reduzir pela metade os horários. Vão estar aberto de 12:00 às 19:00”, contou.

Marina contou também que dentro dos estabelecimentos estão entrando apenas duas pessoas por vez.

“Outros estabelecimentos, só entra duas pessoas por vez.Está tudo muito novo,ontem fui a igreja,estava fechada com o aviso na porta, não haverá missas até dia 30 de março. Tenho 51 anos nunca tinha visto isso.”.

Quais os sintomas do Coronavírus?

Os sinais e sintomas da doença geralmente são febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar, dores no corpo, podendo apresentar diarreia e tosse

Como evitar o contágio do Coronavírus?

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
  • Usar lenços descartáveis para higiene nasal
  • Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
  • Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
  • Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
  • Manter ambientes muito bem ventilados
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
  • Evitar contato com animais selvagens ou doentes

A jornalista Larrissa Marra ajudou nesta matéria*

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#Tocantinenses