Maju Cotrim
O senador pelo Tocantins, Eduardo Gomes fez um discurso no plenário do Senado Federal nesta segunda-feira, 15. O pronunciamento acontece na véspera da posse de seu primeiro suplente, Siqueira Campos no Senado. O ato será amanhã às 10 da manhã. A licença de Gomes já foi lida em plenário e Siqueira Campos já foi convocado para assumir.
Gomes vai assumir a Secretaria Geral de Governo no Tocantins no período que estiver de licença do mandato.
Ele agradeceu convivência e o trabalho no Senado dos últimos seis meses. “Convivi com grandes pessoas”, disse citando o trabalho da Casa e as discussões importantes.
Ele mencionou alguma defesas que tem como a PEC dos medicamentos será apresentada na Casa.
“Foram seis meses produtivos que defendemos a importância do Senado no cenário federal”, disse. Ele citou a aprovação e sanção da UFNT. ” Há um debate sobre o ensino superior, mas há o dia a dia da presidência e do ministério”, comentou.
Ele lembrou ainda a eleição do presidente Jair Bolsonaro e a importância do trabalho na Casa e na esperança.
Ele citou ainda algumas pautas importantes que participou na Casa como a PEC da Proteção dos dados, de sua autoria.
Ele contou ainda na tribuna a história do Tocantins e disse que o Estado é filho do plenário do Congresso Nacional. “A criação do Tocantins foi boa para Goiás e para o norte de Goiás que virou o Estado pujante do Tocantins”, citou.
Ele citou a saga do ex-governador Siqueira Campos e sua luta pela criação do Estado. “Uma luta terrível que carregou incompreensão e preconceitos”, lembrou. “Talvez tenha sido na história recente do Brasil a greve para que outros comessem”, disse.
“Tenho a honra de anunciar que foi comunicado pelo governador Mauro Carlesse, pelo em exercício Wanderlei Barbosa que serei secretário da governadoria do meu Estado por um período. Estou feliz em dar a esse brasileiro que completará 91 anos de idade que passará seu aniversário no exercício do Senado Federal”, disse.
“O homem que assumiu os mais importantes cargos dessa República, um cidadão de formação simples que conseguiu elevar muito nosso Estado. Muito mais que um cargo eletivo, mas tenho o prazer de dizer que pela primeira vez teremos aqui um brasileiro constituinte”, afirmou.
Ele disse estar alegre e satisfeito com a posse de Siqueira.” Para todos nós é um orgulho grande ter um brasileiro dessa qualidade de Siqueira Campos”, disse.
Gomes encerrou dizendo: ” Hoje podemos dizer que o Tocantins lidera um grupo de estados e ranking da economia”, disse. “Me sinto como um dos 139 prefeitos, os deputados, os líderes, me sinto quando qualquer cidadão que vê neste momento de amanhã um momento histórico”, disse.
Senadores
O senador Elmano Ferrrer do Piauí disse estar feliz com a oportunidade de ter Siqueira na Casa. “Importante receber aqui o criador do Estado do Tocantins”, disse.
O senador Lasier Martins disse que será uma grande oportunidade de aprender com Siqueira mas exaltou o papel de Gomes no Senado.
O senador Plínio Valério também disse Gomes fará falta e desejou sorte na nova empreitada.
O senador Welington Fagundes do Mato Grosso falou que Siqueira é merecedor de estar no Senado e disse que Gomes faz um ato nobre. “Desses 91 anos dele grande parte foi dedicada ao povo de Goiás e do Tocantins”, disse. Ele afirmou ainda que Siqueira vai ajudar a mostrar o melhor caminho para o Brasil. “Parabéns por sua visão política e companheirismo”, disse a Gomes.
O senador Styvenskn Valentim disse que será uma aula de história.
O senador Izalci Lucas também exaltou o perfil de Siqueira e o gesto de Gomes.
Posse
Estarão presentes o governador em exercício, Wanderlei Barbosa e demais chefes de poderes assim como alguns pioneiros. Siqueira vai apresentar alguns projetos de sua autoria e passará o aniversário de 91 anos empossado como senador.
Veja vídeo: