Manjericão, orégano, salsinha… Para quem gosta de cozinhar, ter uma horta em casa é um sonho! Colher os temperos e alimentos frescos é mesmo um privilégio, e não é difícil! Até quem mora em apartamento consegue ter uma e mantê-la verdinha, verdinha! É o caso do Zeca Camargo, que fez questão de incluir uma horta caprichada no seu projeto para o Reforma Certa.
Ficou com vontade de ter uma também? Então confere essas dicas:
Pra começar, escolha um espaço que receba uma boa quantidade de luz natural. Pode ser a varanda, a janela da cozinha ou algum outro ambiente que receba de três a quatro horas de sol.
Feito isso, pense no formato que a horta terá. Se for vertical, aposte em painéis de treliças. Se for cultivar em beirais de janela, prefira jardineiras que permitam fixação.
A escolha das mudas também é fundamental para o sucesso do projeto. Opte por espécies mais resistentes como manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, pimenta, tomatinho-cereja, por exemplo.
Já deu para perceber que os detalhes fazem toda a diferença na hora de plantar, né? Ainda está com dúvidas? Então olha só o que você precisa fazer para manter uma horta sempre saudável. Olha só!
Vasos
A escolha do recipiente é importante: precisa ser maior do que o torrão da planta, para que ela se desenvolva melhor, e ter a parte inferior furada, para não acumular água.
Pedriscos
As “pedrinhas” são a primeira coisa que você deve colocar! Essa camada faz com que a terra não fique acumulada na parte inferior no vaso, e auxiliam na drenagem.
Manta de drenagem
A colocação da manta é o segundo passo para o preparo do no plantio. A manta evita que tanto a terra quanto a água escorram para o fundo do vaso.
Terra
Chegou a hora de plantar! Coloque a terra preta adubada no vaso e, em seguida, o legume, tempero ou hortaliça que desejar e cubra com a mesma terra para as raízes não fiquem expostas.
Sementes
Hortas caseiras são uma ótima maneira de aliviar o estresse, melhorar a qualidade da alimentação e economizar. Uma infinidade de sementes é adequada para o plantio doméstico como as de legumes, verduras, frutos, temperos e ervas. Aproveite!
Água
É importante regar com frequência, mas quantidade de água necessária vai depender do clima e da região em que você mora. Para saber quando molhar sua hortinha, coloque a mão na terra e confira se está úmida. Se não, está na hora de regar!
fonte: Por Leroy Merlin – Gshow é de casa