Quebra-galho: Dicas sobre direção defensiva em dias de chuva

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 04/10/2019

Última atualização em 04/10/2019 17:05

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Com a chegada da primavera, algumas chuvas já começam a ser registradas em nossa região. Dirigir durante uma chuva exige atenção redobrada dos condutores, pois é maior a quantidade de imprevistos que podem ocorrer, como um pedestre que tenta atravessar rapidamente a rua, um galho de árvore que cai, entre outras possibilidades.

O diretor de Educação para o Trânsito da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, Claudiel Santos, dá algumas dicas de direção defensiva durante as chuvas.

Esqueça a pressa
Ande devagar e acenda o farol baixo, isso facilita aos demais veículos verem que tem alguém passando e permite que enxergue melhor as poças e os outros veículos. Mantenha distância segura, de cerca de dez metros, do veículo que está na sua frente. Dessa forma, você evita colisões no caso de freadas bruscas.

Em caso de chuva forte, procure um local seguro e pare por alguns minutos até o tempo melhorar, mantendo o pisca-alerta ligado. Evite parar embaixo de árvores ou postes, o ideal é uma garagem ou posto de combustíveis.

Se tiver dúvida sobre a possibilidade de passar em um ponto muito alagado, prefira mudar seu caminho do que ficar parado no meio de um alagamento.

Melhore a visibilidade
Não se esqueça de ligar o desembaçador traseiro e escolher a velocidade correta do limpador do para-brisas. Nada de querer limpar o vidro com as mãos, pois isso piora a visibilidade por deixar o vidro embaçado. Use sempre um pano limpo ou flanela.

No caso de usar o ar-condicionado, ligue-o e posicione na direção correta. O ventilador do carro também ajuda. Caso o vidro já esteja embaçado quando for ligá-los, use sempre o ar quente.

Cuidado com a aquaplanagem
Aquaplanagem é quando, em um local molhado, os pneus perdem o contato com a pista e o veículo acaba derrapando. Este é o principal perigo em dias de chuva. Para evitar esta armadilha nos dias chuvosos, além de diminuir a velocidade é bom ter em mente que seus freios devem estar em perfeito estado, bem como seus pneus.

“Observe quando os veículos à sua frente passarem em uma poça d’água, vendo a quantidade de água que espirra. Quando houver poça, mas não espirrar nada há risco de aquaplanagem”, explicou o diretor.

Outra dica é não limpar o vidro do carro com as mãos, pois isso piora a visibilidade por deixar o vidro embaçado. Use sempre um pano limpo ou flanela

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Marketing: Ana Negreiros

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]