Prefeitura de Palmas diz que vídeo não condiz com realidade e que número de usuários foram reduzidos em 79,40%
Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
Todos os dias vemos na internet, TV e rádios o quanto a pandemia de Coronavírus tem afetado a população mundial. A ordem do momento é #FIQUEEMCASA. Aquela “saidinha”? Só em caso em urgência, certo? Errado!
Leia também – DADOS OFICIAIS: Agora são 7! Tocantins começa a semana com mais dois novos casos confirmados de coronavírus
Um flagrante feito por uma leitora da Gazeta do Cerrado, mostra que mesmo com o decreto da Prefeitura de Palmas proibindo que ônibus do transporte coletivo circulem com passageiros acima da capacidade de 50% dos assentos do veículo, moradores continuam a se locomover pela cidade. (Veja abaixo o vídeo).
O vídeo mostra que o passageiro não consegue entrar no ônibus porque eles está superlotado, e após fechar as portas, a viagem segue normalmente. A filmagem foi feita na última sexta-feira, 20, após a publicação do decreto do Município no dia quarta-feira, 18. (Veja o decreto na íntegra após o vídeo)
O decreto da capital proíbe ainda o funcionamento de shoppings, cinemas e feiras. Não se incluem nas suspensões os estabelecimentos médicos, hospitalares, unidades de saúde, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos, clínicas de fisioterapia e de vacinação, distribuidoras e revendedoras de gás, postos de combustíveis, supermercados e congêneres.
Os bares e restaurantes instalados em estabelecimentos de hospedagem, para atendimento exclusivo dos hóspedes, deverão observar, na organização de suas mesas, a distância mínima de 2 (dois) metros entre elas.
Veja aqui – Decreto da Prefeitura de Palmas na íntegra.
Além das medidas do decreto, a Prefeitura de Palmas começou também nesta segunda-feira, 23, a higienização das estações de transporte coletivo, como parte da prevenção ao Covid-19.
As primeiras estações que receberam o serviço de higienização foram as Krahô e Xambioá. Nesta terça-feira, 24, as Apinajé, Xerente e Karajá passarão pelo processo.
O que diz a prefeitura?
A Prefeitura de Palmas informa que tem tomado medidas para conter a pandemia do coronavírus (Covid-19) na Capital, essas determinações têm a finalidade de diminuir a aglomeração de usuários de transporte público, especialmente em horários de pico.
Além disso, o Decreto 1.863 do último domingo, 22, suspende a prestação de serviço de transporte coletivo urbano e rural, de caráter público ou privado, que exceda à metade da capacidade de usuários sentados.
A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade (Sesmu) orientou as empresas de transporte público coletivo de Palmas a intensificar a limpeza dos veículos que realizam linhas de ônibus diariamente e que fossem repassadas orientações sobre medidas preventivas e de higienização aos motoristas.
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) também fez uma parceria com a Sesmu para realizar a higienização das estações de ônibus. Os agentes de trânsito também tem feito fiscalizações nas frotas dos ônibus para verificar se as empresas estão cumprindo com as orientações do decreto.
Vale ressaltar ainda que houve uma redução de 79,40% no número de usuários com relação ao fluxo normal de uma segunda-feira para esta segunda, 23, e uma média 58,73% da semana passada para esta terça-feira, 24. Entretanto, a Sesmu vai reforçar com a empresa que qualquer sinal de aglomeração os motoristas e os próprios usuários devem acionar imediatamente o 153 ou 190 que funcionam por meio do Sistema Integrado de Operações (Siop).
#SóNaGazeta
#CoronavírusNoTocantins
#ÔnibusLotado