Maju Cotrim
São cinco pré candidatos ao Senado atualmente em campo no Tocantins na disputa pela única vaga. Até agora a única com “tendência” de apoio é Kátia Abreu que chegou a declarar preferência pelo nome de Wanderlei Barbosa mas os bastidores apontam desdobramentos nesta relação política. Com a ida de Irajá para a base de Osires Damaso agora resta saber como ficará a situação política da senadora e qual será mesmo o palanque dela.
Os demais pré candidatos ao Senado: Professora Dorinha (UB), Ataídes Oliveira (PROS), Vanderlei Luxemburgo (PSB) e Mauro Carlesse ainda não têm chapa majoritária definida e trabalham nas movimentações pré eleitorais.
Todos seguem com visitas e agendas pelos municípios. A definição de quem vai estar com quem nos palanques majoritários ainda tem muito o que ser discutida e sim, as possibilidades de candidatura avulsa só aumentam a cada dia afinal há mais candidatos ao Senado do que a governo.
Dorinha é a pré candidata disputada por ter o nome leve mas ainda não definiu também onde estará o UB. Ela já disse que este processo será feito com ampla análise e discussão com a base do partido.
Carlesse lança pré candidatura nesta quarta-feira e também não tem majoritária definida.
Luxemburgo intensificou nas últimas semanas e está no PSB de Amastha, legenda da base de Damaso. Resta saber como ficará a questão da escolha para o Senado agora com a chegada de Irajá. O pré candidato ao Senado está firme e vai mesmo para o páreo.
Ataídes, com apoio de centenas de vereadores, também segue com foco nas movimentações pelas cidades e junto aos líderes e tem sido procurado para conversas sobre composição majoritária. Ele não tem nenhuma chapa proporcional pelo PROS.
Seguimos acompanhando as decisões