A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), anunciou a liberação do sinal de radiofrequência para implantação da internet 5G no Tocantins. O anúncio foi feito à Gazeta pelo presidente da agência, Carlos Baigorri. A liberação ocorreu depois de articulações feitas pelos deputados federais e senadores da bancada tocantinense junto ao Ministério das Comunicações para reforçar o sinal de internet com a tecnologia 5G nos municípios do estado.
Carlos Baigorri destacou a medida como um grande salto no uso das tecnologias no estado. “Agora estamos liberando essa faixa de radiofrequência para que as operadoras possam começar a implantação do 5G. Vão ser construídas as antenas, as torres, vai demorar um tempo ainda para até que o 5G esteja disponível para o povo do Tocantins, mas é uma grande vitória para que nossa gente tenha mais acesso à internet de qualidade”, disse o presidente da Anatel.
A tecnologia 5G funciona por meio de ondas de rádio, mas o espectro de cobertura é maior, possibilitando uma conexão de internet mais rápida e com maior capacidade de tráfego de dados com menor tempo de resposta. Outro diferencial do 5G é a quantidade dispositivos conectados na rede. No 4G, a cobertura é de dez mil aparelhos conectados por quilômetro, enquanto no 5G a rede de cobertura pode ser de até um milhão de aparelhos conectados por quilômetro.