Fase de degustação do FGT – Foto – Luciana Pires/Prefeitura de Palmas

Para aqueles que inscreveram suas receitas e passaram pelo II Workshop sobre Ficha Técnica e Harmonização de Pratos para concorrer a uma vaga no 17º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), chegou o momento de prepará-las para a fase de avaliação da concorrência: a degustação, que começa na segunda-feira, 24, às 9 horas. A lista com as inscrições dos classificados foi disponibilizada no Diário Oficial do Município de terça-feira, 18. Para conferir a lista completa, clique aqui.

A fase de degustação vai até o dia  28 de julho na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), localizada no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues.

No total, 130 inscrições cumpriram as normas do edital, passando para a etapa de degustação da seguinte forma: 27 pratos salgados, 32 pratos doces, 53 comidinhas salgadas, dez Trailer/Food Truck, quatro na categoria ‘Saúde e bem-estar’ e quatro da ‘Rota Gastronômica de Taquaruçu’.

A preparação dos pratos será avaliada por profissionais das áreas de alimentação e de bebidas de Palmas, indicados pelos parceiros Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e pela Empresa Junior, do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Para garantir uma vaga no evento, o participante deverá obter uma nota mínima de 70 pontos.

 

Critérios da avaliação
Para a valorização dos ingredientes culinários regionais, os pratos obrigatoriamente devem conter no mínimo um ingrediente típico da culinária tocantinense. Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade são alguns dos itens avaliados pelo corpo de jurados técnicos durante a degustação.

Serão disponibilizados 15 minutos para cada participante, que deverá executar o pré-preparo necessário para apresentação do prato em tempo hábil. O participante deverá levar os utensílios necessários para preparação (panelas, frigideiras, talheres, etc.).

O participante deverá entregar a cada jurado a receita da degustação digitada e impressa. Os custos de ingredientes e utensílios adicionais para apresentação da preparação serão de responsabilidade do concorrente.

Já os concorrentes da categoria Trailer/Food Truck deverão, além dos critérios mencionados acima, apresentar o veículo para a conferência dos equipamentos e da infraestrutura para preparação de alimentos, conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além da documentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em dia.

 

17º FGT
O evento será realizado de 6 a 10 de setembro, em Taquaruçu, com a previsão de participação de 47 concorrentes. Este ano, dentre as novidades anunciadas pela Prefeitura de Palmas há a ampliação da categoria vegetariana, para Saúde e bem-estar, que estende as opções de preparações para intolerantes a lactose e para o público que busca por opções light e diet. E por fim, o aumento no valor das premiações, passando de R$ 72 mil para R$ 114 mil. Agora serão R$ 10 mil para os primeiros lugares, R$ 6 mil para os segundos lugares, e R$ 3 mil para os terceiros, em cada categoria.

Para mais informações o edital completo pode ser consultado aqui.

Fonte – Secom Palmas