
Nos últimos dias, o morango do amor dominou as redes sociais no Brasil – com influenciadores provando o doce do momento, confeiteiros ensinando a receita e cozinheiros amadores tentando reproduzir a iguaria.
A sobremesa consiste em morangos frescos envolvidos por brigadeiro branco e cobertos por uma camada de caramelo vermelho – este último ingrediente é o que dá nome ao doce, em referência à tradicional maçã do amor, comum nas festas juninas.
Assim como a maçã do amor, o morango é servido em palitos, mas também pode ser encontrado no formato de bombom.
Embora algumas pessoas ensinem a receita há mais de um ano – sem que se saiba ao certo sua origem -, o boom de buscas no Google começou por volta da segunda semana de julho. Entre os termos mais procurados estão “como fazer a calda do morango do amor” e “morango do amor perto de mim”.
Na cidade de São Paulo, o doce é vendido por preços que variam de R$ 20 a R$ 30 em docerias. Para quem prefere se arriscar em casa, veja a receita abaixo:
Receita de Morango do Amor
Ingredientes
Para o doce:
- 10 morangos firmes
- Palitos de churrasco
Para o brigadeiro branco:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sobremesa) de manteiga ou margarina
- 4 colheres (sobremesa) de leite em pó
Para a calda de caramelo:
- 2 xícaras de açúcar cristal
- ½ xícara de água
- 1 colher (sopa) de vinagre branco ou de maçã
- Corante alimentício vermelho (a gosto)
Modo de preparo
1. Prepare os morangos
Lave bem os morangos e seque-os completamente com papel toalha. Eles devem estar bem secos para que o brigadeiro fixe corretamente.
Espete cada morango com um palito de churrasco, firmemente na base, sem atravessar completamente a fruta.
2. Faça o brigadeiro branco
Em uma panela, leve ao fogo o leite condensado, a manteiga e o leite em pó. Mexa até atingir o ponto de brigadeiro de enrolar. Reserve até esfriar. Em seguida, envolva cada morango com uma camada uniforme do brigadeiro.
3. Prepare a calda de caramelo
Em uma panela, adicione o açúcar, a água e o vinagre. Leve ao fogo médio sem mexer. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido e começar a ferver, adicione algumas gotas do corante vermelho. Deixe ferver até atingir o ponto de bala dura (cerca de 145 °C).
Dica: Se não tiver termômetro, faça o teste da água: pingue uma gota da calda em um copo com água fria. Se ela endurecer e ficar crocante ao morder, está no ponto certo.
4. Finalize os morangos
Mergulhe os morangos envoltos com brigadeiro na calda ainda quente e deixe escorrer o excesso. Coloque-os sobre papel-manteiga untado e espere esfriar até que o caramelo endureça.
Dica: Caso não tenha termômetro, pegue uma gota da calda com uma colher e a pingue em um copo com água fria. Se ela endurecer e ficar crocante ao morder, significa que está no ponto certo.
Fonte: Metrópoles