Conteúdo Especial Gazeta do Cerrado – Por Lise Lopes

 

Quer começar a poupar? Conheça uma maneira segura e rentável de guardar seu dinheiro

 

No Brasil, a maioria da população não tem o hábito de poupar dinheiro e quando se economiza, ainda há muitas dúvidas do que fazer para multiplicá-lo. Nos anos 1990, quando muita gente teve confiscado o dinheiro guardado na Poupança, passou a ser comum deixar uma quantia considerável embaixo do colchão, mas hoje não é recomendado, tanto pela insegurança do mundo atual como por ter outras formas de fazer seu dinheiro render mais, com mais segurança. Além disso, pode-se ver o dinheiro ali e acabar gastando mais do que o previsto e não poupando para a realização dos seus sonhos.

Existe uma forma de você investir para realizar os seus planos através de um investimento que rende um pouco mais que a Poupança e pode-se resgatar a qualquer momento sem burocracia em caso de uma emergência ou uma oportunidade que apareça para você.

Leia também – Seu Sucesso Financeiro só depende de você!

Estou falando do Tesouro Selic. Esse é um dos investimentos mais seguros e conservadores que existem hoje e funciona assim: você empresta o seu dinheiro ao Tesouro Nacional e eles te devolvem com juros. Em agosto desse ano, o Copom (Comitê de Política Monetária) baixou o rendimento do Tesouro de 2,25% para 2% ao ano. Entretanto, se compararmos com a famosa Poupança, que rende atualmente 1,40% ao ano, o Tesouro rende um pouco mais e é recomendado para quem precisa melhorar o rendimentos sem abrir mão da liquidez. Mesmo que seja muito pouco, te garanto que ainda é melhor do que guardar o seu dinheiro debaixo do colchão!

Se você se tem um dinheiro guardado e quer começar a fazê-lo render mais, separei algumas dicas práticas, confira:

Abra uma conta em um banco digital para começar a investir o seu dinheiro (Inter, Nubank e etc).

Aproveite que o Tesouro Nacional e a B3 (bolsa de valores do Brasil) zeraram a taxa de custódia para aplicações até R$ 10 mil reais para quem investe no Tesouro Selic (título do Tesouro Nacional) a partir de agosto 2020 e vamos montar um plano para utilizar esse dinheiro poupado.

Leia também – Família e Finanças

Algumas dicas para montar esse plano:

  1. Mude os seus hábitos e se comprometa a poupar;
  2. Escolha o seu objetivo (compra da casa própria, aquisição de um veículo, férias com a Família, realizar uma viagem internacional, fazer uma cirurgia plástica, fazer um curso ou uma faculdade, e/ou casar-se);
  3. Calcule qual é o valor desse objetivo;
  4. Quanto consegue poupar e verás qual será o prazo dessa realização;
  5. Quer encurtar esse prazo? Planeje novas fontes de renda;
  6. Execute o plano de investir o dinheiro fielmente e não caia em tentações;
  7. Controle-se e sempre pense no seu sonho, que a cada dia está mais próximo de ser realizado.

Dica Moneylise: Precisamos de atitude e disciplina nas finanças, em outras palavras, se o dinheiro poupado não tiver um objetivo idealizado raramente terá dinheiro sobrando, portanto, não guarde dinheiro debaixo do colchão, invista-o.

 

Lise Lopes (@liselopes)

Idealizadora e editora da revista digital MoneyLise. Profissional com mais de 20 anos de experiência em Finanças, Mentora financeira e Empresária de BPO Financeiro.