Conteúdo Especial Gazeta do Cerrado – Por Lise Lopes


Educação financeira é a verdadeira herança patrimonial familiar

Tão importante quanto planejar o futuro financeiro de um filho, é começar desde cedo a ensinar educação financeira no próprio lar. 

Esses dias ouvi uma comparação de educação e conhecimento muito interessante que gostaria de compartilhar. Quando ensinamos o filho a escovar os dentes, pegamos a escova, colocamos o creme dental e mostramos como deve fazer para ter seus dentes limpos, porque fazer, e quais as consequências se ele não escovar seus dentes. Isso é informação para seu conhecimento. E a educação? É o lembrete diário para ele escovar os dentes e se certificar que ele tenha feito isso. 

E quanto à educação financeira? Será que tem um momento ideal para começar a falar sobre finanças com os filhos?

O primeiro passo é lembrar que sua atitude vale muito mais que mil palavras. Faça das atividades cotidianas um campo de aprendizagem: no supermercado, ensine que ele pode levar somente dois produtos e no caixa deixe-o pagar com o dinheiro que ganhou. Quando der dinheiro/moedas ensine-o a poupar no cofrinho ou explique que ele tem uma conta no banco para o futuro. Me recordo de uma história de um filho de amiga com seus 9 anos de idade, ouviu na TV que o banco foi assaltado e ele ficou muito preocupado, pois tinham roubado o dinheiro dele! (Risos)

Leia também – Seu Sucesso Financeiro só depende de você!

Mais do que poupar para o futuro de seu filho, ensiná-lo a lidar com o dinheiro de forma saudável é a verdadeira herança que os pais devem deixar. A ideia principal é ensinar a cuidar bem do dinheiro, sem aquelas crenças populares de que “o dinheiro é sujo”, “é ruim trabalhar demais”, ou “os ricos não entrarão no céu”. É importante mostrar aos filhos o que realmente o dinheiro proporciona para a família e para o futuro. Poupar é algo que muitos pais esquecem de ensinar, ensinam a economizar nos consumos, mas guardar dinheiro é algo que necessita de disciplina e determinação, pois, atualmente qualquer um pode investir a partir de R$1,00. 

Existe um estudo publicado no European Journal of Social Psychology, que afirma que “com o tempo, somos capazes de aprender, treinar e modificar o que desejamos, ou seja, transformar um objetivo de poupar em um novo hábito. O número de dias pode ser de 21 dias consecutivos para acontecer a mudança, 66 dias para se tornar automático ou 90 dias para se ter um verdadeiro estilo de vida, depende de vários fatores como insistência, perseverança, habilidades, personalidade e do próprio interesse com atitude”.

Leia também – Economia Pessoal e Doméstica

Uma das peças importantes nesse bom hábito é o planejamento familiar, para que as finanças da casa estejam sempre sob controle, é a maneira de organizar as despesas de forma inteligente e organizada para o equilíbrio do seu dinheiro.

Essa é a melhor forma de construir um futuro melhor para quem você ama. É bom lembrar que muitos conflitos familiares estão relacionados a problemas financeiros, por isso, nunca deixe as finanças do lar entregues a sorte!  Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, de dezembro de 2019, mais 65% das famílias brasileiras estão endividadas.

Se essa for sua realidade, saiba que apenas você pode mudá-la, ao se dedicar a buscar e praticar uma mentalidade nova e obstinada.

Saber e não fazer, é ainda não fazer.”

Adicione na sua nova rotina: energia e persistência e transforme conhecimento em saldo em conta.

Dá um espiada em algumas dicas para esse planejamento funcionar:

  1. Olhe seu extrato dos últimos 3 meses e defina suas prioridades;
  2. Organize as despesas atuais no seu caderno, celular ou planilhas;
  3. Estabeleça metas de economia do mês (crie regras com bonificação);
  4. Invista seu dinheiro conforme seus planos e objetivos;
  5. Envolva os filhos no orçamento familiar (pode fazer regrinhas de pontos para quem lembrar de apagar a luz do quarto);
  6. Negocie dívidas e não saia criando novas aleatoriamente;
  7. Veja e aprenda novas fontes de rendas;
  8. Invista em conhecimento.

Como investir sem conhecer de verdade a sua realidade financeira?

Faça seu orçamento doméstico, descubra quais são seus consumos e crie novos hábitos, avalie seu padrão de vida, e acima de tudo, crie hábitos mais saudáveis para o seu bem estar financeiro. Existem muitos investimentos, busque-os, invista e enriqueça através do conhecimento.

Mesmo que deixemos uma gorda herança em patrimônios, sem educação financeira esses patrimônios não perdurarão por muito tempo, por isso é importante deixar esse legado educacional para os filhos. Chame a família para conversar e fale sobre dinheiro, a importância de ter uma vida financeira estável e bem planejada. A educação que seus filhos terão será um conhecimento valioso e muito útil em suas futuras famílias, mas faça disso um momento de prazer, não de sermão! Elogie as iniciativas da família, se não tiver iniciativa, as incentive e premie-as pela meritocracia. 

Dica Moneylise: Comece hoje mesmo uma mudança na vida financeira de sua família. Só depende de você.

Lise Lopes (@lise.lopes)

Idealizadora e editora da revista digital MoneyLise. Profissional com mais de 20 anos de experiência em Finanças, Mentora financeira e Empresária de BPO Financeiro.