Por Marco Aurélio Jacob (@marcojacobbrasil)

Exposição “Entremeio”

Entremeio, exposição do artista multi-meios Ronan Gonçalves (ROGO) conta com curadoria de Tato DiLacio, da Galeria Tato de São Paulo, que veio acompanhar o lançamento e afinar a exposição.

Essa exposição mergulha na rica tapeçaria artística de Ronan Gonçalves, com a interseção da performance VERMELHA, na estreia desta sexta, 22, às 19h com a contorcionista Lila Barak, com a direção de Ândrea Bangoim, com música de Maria Helena Les e registro fotográfico de Daniel Taveira.

A exposição está recheada de cores, tons, sons e impactos que permeiam sua obra, revelando a profunda representatividade que cada meio abraça.

A Sinfonia Sensorial: Explorando as Dimensões da Arte

Gonçalves emerge como uma força catalisadora que tece as relações entre arte e experiência, entre indivíduo e criação e principalmente a inspiração. Navegando entre formas, suportes e mídias, ele molda um diálogo entre a obra e seu público, criando uma ressonância única que transcende limites geográficos e temporais. A sala de exposição se transforma em um cenário onde coroas, espaço, cores e tons se entrelaçam em harmonia, enquanto sons meticulosamente escolhidos tecem uma narrativa aural envolvente.

Diretoria, obra de Ronan Golçalves, pintura acrílica e spray sobre tela.

Diretoria, obra de Ronan Golçalves, pintura acrílica e spray sobre tela.

Além das Fronteiras: Um Artista Global

Natural de Rio das Flores, Rio de Janeiro, percorreu as estradas brasileiras em busca de inspiração e transformação. Seja em Goiânia, Brasília, Recife, Palmas ou Nova Iorque, ROGO não é definido por um local, mas pela amplitude de suas ações e pelo eco de suas criações. Um perfil atento e curioso, atencioso e gentil onde acolhe artistas e seus trabalhos. Percorre Bienais, Cinema e Performances além de instruir a nova geração de artistas em cursos e em curadorias.
A paleta multifacetada de papéis que ele desempenha – pintor, curador, Marchand, diretor de arte, vitrinistas, arte educador, cenógrafo, figurinista e diretor de vídeo – ressalta sua versatilidade e o impacto tangível que ele deixa em cada caminho que trilha. Suas obras transcendem a mera representação visual, envolvendo-se com a essência de cada contexto e despertando um diálogo instigante.

 

O Nexus da Criatividade: Explorando Além dos Limites

Em uma era onde os limites tradicionais da arte são continuamente desafiados, ROGO destaca-se como um pioneiro na exploração dos espaços intermediários. Suas criações transcendem os confins tradicionais, rompendo com a divisão entre o individual e o coletivo, o físico e o virtual ou mesmo entre a terra e o astral. Dentro de um espaço de exposição ou inseridas em instalações aleatórias, suas obras desencadeiam uma transformação única no ambiente que habitam.

 

“Entremeio” e Além: Um Legado Artístico

“Entre Meio” celebra a contribuição duradoura de ROGO para a cena artística contemporânea. Seu legado é entrelaçado com a capacidade de transcender a mera criação visual e adentrar a alma de quem contempla. Esta exposição é uma janela para os múltiplos mundos que ele cria ou se inspira, onde a arte se torna a ponte entre meio, entre espaços e, por fim, entre o artista e o espectador.

Serviço

Exposição Entremeio

Galeria Municipal de Artes, Espaço Cultural de Palmas

De 22 de março a 26 de abril

Horário de Visitação: Segunda a sexta das 08h às 18h

Abertura: dia 22 de março às 19h

Oferecimento

Sebrae e Fundação Cultural de Palmas

Apoio Cultural:

RAKA Comunicações, Circulus, Instituto de Economia Criativa, Dhara, Circulo Filmes, Cheiro da Flor, Gerare, Mundo dos Ferros, Kokar e Medeicom.

Sobre o Artista

Ronan Gonçalves, foto Daniel Taveira

Ronan Gonçalves da Silva Junior é nascido na cidade de Rio das Flores no Estado do Rio de Janeiro no ano de 1984. Na década de noventa se muda com sua família para o interior de Goiás, mais especificamente a cidade de Jataí onde se dedicou a vida interiorana e aos deslumbres da infância com muita natureza, família, amigos e criatividade. A mudança para Goiânia, capital do estado de Goiás, acontece no ano de 2000. Todas as novas descobertas de uma capital permitem o livramento para o campo dos estudos artísticos. Inicia-se suas pesquisas na arte urbana e pintura. Participou de vivências na Universidade Católica de Goiás – PUC nas áreas de design, arquitetura e na Faculdade de Artes Visuais – FAV na UFG com ações na esfera cultural. O ateliê ROGO foi consagrado na última década com diversas parcerias artísticas como cenografia para Companhia de Dança Quasar e Nila Branco – Gravação do DVD Sete mil vezes no CCUFG. Ronan se projetou na cena nacional com performances e exposições em Brasília, São Paulo, Salvador, Recife, Tocantins. Diretor de Arte pela Academia Internacional de Cinema – SP em 2009 e Gestor Cultural pela FUNART – GO em 2010. Artista Educador na 31º e 32º Bienal – SP. Destaque no Itaú Cultural 2020 Arte como Respiro: Artes Visuais com Performance no Jalapão TO 16 . Mostra de Vídeos Através dos Afetos em Guimarães Portugal 2021. Mural Orla da Graciosa – Casa Cor Palmas 21.

Atualmente o artista Ronan Gonçalves reside em Palmas – TO e trabalha como Instrutor de Arte e Cultura no Centro de Ensino Técnico e Artístico – CETA, da Fundação Cultural de Palmas.  Integrante e conhecedor do acervo da Galeria Municipal de Palmas – Núcleo Integrado de Literatura e Arte. Colabora com a curadoria e montagem de exposições desde 2017 da Galeria Municipal de Palmas é um dos responsáveis pelo Salão de Novos Artistas na capital Palmense. Criador e autor da concepção dos cenários do Festival de Música “Palmas para o mundo” com grandes nomes da cena musical local assim como de espetáculos teatrais para o Theatro Municipal Fernanda Montenegro. Diretor de arte do premiadíssimo curta-metragem “Menina Bonita de Trança”, que galgou em 2018 o prêmio de melhor trailer no Festival Internacional de Cinema em Gramado-RS com apio da FCP. Autor do projeto Jacaré Street Art que realizou o Mural no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Artista pesquisador de materialidades possíveis desenvolve vitrinismo e cenografia em toda sua jornada já concebendo ícones que demonstram a artes arrojada proposta ser interagida e vivenciada.

 

RONAN GONÇALVES DA SILVA JUNIOR

Nome artístico: ROGO

Nome: Ronan Gonçalves da Silva Júnior

Data de nascimento: 20 / 01 / 1984

Endereço: Quadra 110 Alameda 8 Lote 25 Apto 501A Plano Diretor Norte

Palmas – Tocantins.

Telefone Celular: (63) 98139-9652

Email: [email protected]

Instagran: @rogoart

Performance ROGO – O trabalho consiste num conjunto de ações performáticas que têm lugar nos espaços públicos, oficiais ou marginais, de cidades como Goiânia, Cidade de Goiás, Brasília, São Paulo, Campinas, Salvador, Rio de Janeiro, Palmas entre outras localidades, e que são elaboradas com a participação de outras pessoas cujos corpos são envolvidos por diferentes materiais. Homens e mulheres, jovens, idosos e crianças colaboram como suportes vivos que recebem a obra e dela fazem parte. Cor, textura, movimento e ritmo num vestuário disfuncional, plástico por natureza, pintura-roupa, movimento visual e imobilidade corporal. Transformar diferentes materiais que iriam poluir o meio ambiente em arte e com novas utilidades, é a busca de alternativas práticas para os problemas atuais, que minimizam a produção do lixo, dialoga com reflexão a respeito da ressignificação do pensamento arte x ecologia. A ideia de apresentar também o corpo humano como obra de arte oferece a possibilidade de abordar códigos artísticos que têm no corpo o seu objeto. Aguçar aos sentidos das pessoas é propor a viver o agora, o tempo real e suas virtudes.