Foto – Semed
Julho chegou e, com ele, as tão esperadas férias escolares! Período para as famílias aproveitarem alguns dias para curtir os filhos, seja viajando ou apenas descansando. Mas caso os pais estejam trabalhando e as crianças precisem ficar em casa, é necessário criar estratégias para sair da rotina e evitar que seus pequenos fiquem longos períodos assistindo à TV, ou em celulares/computadores.
Para inspirar as famílias, as educadoras Maria Joaquina Alves Tavares e Monale Freitas dão algumas dicas de como entreter a criançada nesse período de férias. Praticar atividades ao ar livre, como pular corda ou andar de bicicleta, em uma praça próxima à residência, ou fazer passeios culturais pela cidade são algumas das opções.
Há 12 anos atuando na educação infantil, a professora Maria Joaquina ressalta que existem inúmeras possibilidades de se promover brincadeiras utilizando os espaços de casa e seus arredores como calçadas, parquinhos e praças. Desta maneira, as crianças saem de dentro de casa e da frente das telas, e continuam desenvolvendo as habilidades necessárias para sua faixa etária.
A professora afirma que é possível os pais organizarem momentos descontraídos com a criançada utilizando apenas materiais não estruturados, objetos que podem ser disponibilizados para que elas inventem a própria brincadeira. “É preciso usar todos os espaços para explorar e gastar energia das crianças. No quintal de casa mesmo, podem usar o que tiver, caixas, madeiras, pneus usados, areia, flores, folhas, galhos e colocar as crianças para explorar esses elementos da natureza. Isso ajuda muito na criatividade e na imaginação”, afirma.
Foto – Divulgação – Semed
Educação produz série com dicas para entreter crianças durante férias escolares
Trabalhando há 17 anos na rede municipal de ensino, principalmente com educação infantil, a professora de Educação Física Monale Freitas diz que o brincar por si só já é algo ordinário e espontâneo, que não requer um direcionamento, e ajuda a desenvolver várias áreas da vida das crianças, como as habilidades motoras, físicas e cognitivas, além dos sentimentos também.
Ela destaca que para tirar a criançada da frente das telas de TVs e celulares para que se divirtam e aproveitem bastante as férias os pais/responsáveis precisam apenas usar a criatividade. Eles podem relembrar aquelas brincadeiras de infância bem conhecidas, como pular corda, amarelinha, boliche com garrafa pet, corrida na rua, adedonha, que hoje é bem conhecida pela criançada como stop, dentre outras. “Para as brincadeiras acontecerem naturalmente, com muita descontração e criatividade, basta que as crianças estejam num ambiente seguro e sob a vigilância de um responsável”, afirma.
Segundo a educadora, as brincadeiras trazem muitos ensinamentos e são muito ricas porque desenvolvem a criatividade e fazem transparecer muitas emoções. “Brincando as crianças aprendem a ter autocontrole, a ganhar e a perder, aprendem a dividir e a se socializar com os outros. Essa liberdade do brincar proporciona muita coisa tanto para o corpo quanto para a mente e são experiências que levarão para a vida toda”, finaliza.
A jornalista Glauce Moraes, mãe dos pequenos Rafael, 9 anos, Lucas, 5 anos, e Gabriel, 3, diz que entreter a criançada no período de férias não é tarefa fácil, e utiliza de todas as estratégias para preencher o tempo deles com brincadeiras que gastem bastante energia. “No período da manhã eles brincam dentro de casa, mas durante a tarde chamo os coleguinhas da vizinhança e eles se divertem brincando juntos”, conta, acrescentando que a rua onde moram é bem tranquila, e dá para os pequenos andarem de bicicleta, patins e patinete.
Férias escolares: saiba como planejar atividades de lazer em família
Segundo ela, quando a molecada se reúne, as brincadeiras preferidas são amarelinha, competição de corrida e, claro, futebol. “Quando estamos em casa a regra é usar a criatividade, eles brincam muito com massinha de modelar, pinturas e desenhos” afirma.
Glauce conta que os meninos não usam celular, mas com relação à televisão deixa liberada somente no período da manhã, enquanto realiza as atividades domésticas e faz o almoço. “A tarde procuro o máximo evitar a TV, saio de casa para aproveitar os recursos naturais que nossa cidade tem, vamos passear em alguma praça, levo à praia, coloco eles para gastar bastante energia.”
Sugestões de alguns brinquedos que são alternativas acessíveis e que contribuem para o movimento nas férias escolares:
- corda – pode ser encontrada em lojas de materiais ou em lojas de brinquedos, ou de artigos esportivos. Dá para gastar muita energia apenas pulando corda, além de ser super divertido. Melhor ainda se envolver as canções e rimas que fazem parte das tradições dessa brincadeira;
- balão de festa – pode parecer que não, mas com os balões de festa (bexigas) dá para realizar uma série de brincadeiras e jogos. Melhor ainda, quem mora em apartamento também consegue aproveitar. Um exemplo é brincar de não deixar o balão cair no chão;
- giz – vale inventar novas brincadeiras que envolvam riscar o chão ou apostar em algumas mais antigas, como a amarelinha. Com o giz, a criança pode dar asas à imaginação;
- elásticos – sabe aquele elástico usado na confecção de roupas e pode ser encontrado em muitas lojinhas? Ele também serve como instrumento para brincadeiras super divertidas;
- bola – o grande coringa dos brinquedos. Com ela, qualquer criança tem um leque de possibilidades para brincar. Versátil e utilizada em várias brincadeiras e jogos, ela é sinônimo de muito movimento e diversão.
Fonte – redação Semed/Palmas – Secom