Foto – Divulgação/Ascom Fieto
Para confundir a população, uma arte falsificada usando nome e logomarca da Fieto foi divulgada nas redes por parte de alguns.
Os dados foram alterados já que a pesquisa oficial será divulgada pela própria instituição na tarde desta quinta-feira, 15.
A Fieto vai na justiça para responsabilizar os que compartilharam a fakenews. Teve até candidato compartilhando.
Veja nota na íntegra
A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) vem publicamente noticiar e repudiar a divulgação de pesquisa eleitoral falsa utilizando ilicitamente de sua logomarca institucional e identidade visual.
A prática de fake news é reconhecidamente uma violação à democracia e crime tipificado no ordenamento jurídico brasileiro.
A FIETO adverte, desde já, que representará judicialmente todos os autores, inclusive eleitores, partidos e candidatos, em âmbito criminal pela conduta ilícita, sem prejuízo da responsabilização civil pelos danos gerados à instituição.
A pesquisa da FIETO/VETOR será divulgada pela TV Record a partir das 12hs e a instituição reafirma seu compromisso com a transparência, isenção e legalidade, realçando a importância dos valores democráticos no período eleitoral que se avizinha.
Roberto Pires
Presidente da FIETO