Maju Cotrim
O encontro da ATM que reuniu 115 prefeitos foi histórico. A maior mobilização municipalista em busca de recursos. Em meio a tantos bastidores que vi de perto destaco 10 curtas sobre o evento:
Gaguim e seus prefeitos
O deputado Carlos Gaguim gerou desconforto ao ler sua tradicional lista de prefeitos e prefeitas. Ele já tinha feito isso no evento com o ministro mas desta vez levou uma invertida do colega Ricardo Ayres. “Quero Cumprimentar os prefeitos do Gaguim porque assim estaremos cumprimentando os prefeitos do Estado todo, quero dizer que os prefeitos não são só do Gaguim e de todo o Estado”, alfinetou. Gaguim tinha uma lista na mão com o nome dos seus mais de trinta prefeitos….
Liderança de Diogo
O jovem Diogo Borges consolidou a liderança entre os prefeitos. Todos os gestores fizeram questão de exaltar a confiança no trabalho de articulação dele que mostrou força ao conseguir mobilizar 115 gestores.
Gomes, 10kg menos
Além do corpo a corpo e de ser prestigiado no evento, o senador Eduardo Gomes chamou atenção pelo processo de emagrecimento que já tem 10 quilos a menos. Fez questão de vestir a camisa do protesto e de citar em seu discurso os colegas Irajá e a coordenadora da bancada, Dorinha.
Roubou a cena
O prefeito de Araguaína, Wagner foi o único a tocar na insatisfação dos gestores com relação ao ICMS. Ele aproveitou a audiência do evento para mandar o recado e pedir análise sobre redistribuição dos recursos.
Companheirismo de Amelio
O presidente da Assembleia Legislativa , Amelio Cayres foi o último a falar no evento e mostrou seu companheirismo ao puxar para a Casa a discussão levantada por Wagner sobre o ICMS. Ele saiu comentando: “que negócio de caixa preta é esse? Não tem nada de caixa preta”….
“Futura prefeita”
A deputada Janad participou sendo chamada pelo entusiasta de sua pré candidatura, Carlos Gaguim, de futura prefeita de Palmas.
Ela manteve o foco no evento e surpreendeu ao apresentar projetos para apoio aos municípios. Propôs um estudo de viabilidade para um recurso emergencial para os municípios que já não estão nem conseguindo nem pagar a folha. Outra proposta: que o Refis que termina dia 15 de outubro tenha melhores condições de pagamento na entrada e também a forma de parcelamento.
Os federais
Dentre os federais que discursaram os tons de discursos foram diferentes. Vicentinho Jr foi o que mais falou e além de soluções não deixou de subir o tom e fazer críticas duras. Guimarães teve tom moderado e Ayres também manteve foco na busca por soluções.
Prefeitas unidas
Um grupo de prefeitas chamou atenção pela união no evento. Sentaram juntas e se mobilizam também em busca de visibilidade. Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, mesmo com a mãe em estado de saúde delicado fez questão de acompanhar o evento até o final.
Sobrou pra Caixa
O experiente perfeito de Taguatinga, ex-deputado Paulo Roberto não economizou nas críticas á Caixa Econômica: “quero pedir á bancada que façam leis para que a Caixa não possa ficar sentada em cima de uma emenda três anos”, disse aplaudido.
Pra descontrair…
Ampla maioria dos prefeitos na plateia prestava atenção nos discursos no evento e um em especial pra descontrair estava jogando pelo celular.