Maria José Cotrim

Um dos eventos mais esperados do ano, o Movimento pela Vida, começou com ampla programação nesta quinta-feira, 31, em Taquaruçu e reúne vários segmentos e entidades. Uma das primeiras atividades foi o lançamento prévio do documentário “Água nossa” com direção do documentarista Marco Aurélio Jacob e imagens de Fernando Amazônia.

A parceria da Gazeta com a ONG é no sentido de reunir vasto material documental sobre eventos nacionais, audiências públicas e ações no distrito de Taquaruçu para preservar a água.

O documentário traz dezenas de depoimentos e mostra também as demandas do Tocantins no Fórum Alternativo Mundial da Água que aconteceu este ano em Brasília.

“A Gazeta é uma defensora da preservação dos direitos da natureza e da água. Mostrar estes questionamentos e impasses em torno da luta pela preservação é um pilar importante para despertar a população e sociedade em geral sobre a necessidade de união de esforços pela preservação”, disse o documentarista.

O documentário baseou roda de conversa e discussões em uma das atividades do Movimento pela Vida. Taquaruçu vive um momento decisivo e de mobilização popular contra a contaminação por uso agrotóxicos das áreas alimentam os mananciais de abastecimento de água potável de Palmas, além da preservação permanente das nascentes com a criação do Parque das Águas de Taquaruçu.

Para o representante da Ecoterra, Fernando Amazônia, que narra algumas partes do documentário e responsável pelos registros em imagens, a intenção é ampliar a voz da comunidade e da sociedade como um todo na luta pela preservação a água contra sua mercantilização.

O documentário será lançado posteriormente para toda a comunidade em geral.

Documentário fala sobre a preservação de água – Foto – Marco Aurélio Jacob