União é rebaixado após decisão do STJD — Foto: Vinicius Cantuares /União-TO
União é rebaixado após decisão do STJD — Foto: Vinicius Cantuares /União-TO

O Campeonato Tocantinense 2025 ganhou novos capítulos de tensão e polêmica nesta sexta-feira, 5. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu rebaixar o União-TO pela escalação irregular do zagueiro Sheik ainda na primeira fase da competição. Com a decisão, o Batalhão, que havia caído, retorna à elite, e as semifinais do Estadual terão que ser refeitas.

A irregularidade remonta à 2ª rodada (jogo atrasado), quando Sheik entrou em campo já com três cartões amarelos acumulados. O defensor, escalado com a camisa 15, participou da vitória do União por 2 a 0. No entanto, o árbitro Fernando Henrique Alcântara registrou a advertência apenas no campo de “advertências” da súmula, sem repetir no espaço destinado à “comunicação de penalidades”, o que gerou a confusão.

À época, a diretoria do União alegou que consultou a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) antes de relacionar o jogador, e que teria recebido aval da entidade. Mesmo assim, o clube foi enquadrado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

O julgamento desta sexta-feira impôs punição pesada ao campeão estadual: perda de seis pontos, rebaixamento imediato e multa de R$ 10 mil. O União já informou que vai recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.

O caso foi levado ao tribunal pelo Batalhão, que se sentiu prejudicado e entrou com recurso por meio do advogado Sávio Mares. Com a vitória nos tribunais, o clube recupera sua vaga na Série A do Tocantinense.

Reviravolta na tabela

Com a nova decisão, a tabela do Estadual precisará ser refeita. O Gurupi herda uma vaga no G-4 e enfrentará o Tocantinópolis em uma das semifinais. Já a outra semifinal será entre Araguaína e Capital.

A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) informou que aguarda a publicação oficial da decisão para se pronunciar.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins