O governador e candidato à reeleição, Mauro Carlesse (PHS), solicitou à Assembleia Legislativa autorização de abertura de crédito adicional suplementar para o abastecimento de água potável nos municípios tocantinenses. O pedido foi feito por meio do Projeto de Lei nº 13/2018, protocolado na Casa de Leis na manhã desta segunda-feira, 3.

O pedido de abertura de crédito ao Legislativo é necessário porque excede ao limite de 12,5% do total da despesa inicialmente fixada no orçamento deste ano para a ATS. O Executivo tem margem de 5% para o remanejamento orçamentário sem a permissão prévia da Assembleia; acima desse valor precisa de autorização dos deputados.

Investimentos

Carlesse lembra que o ideal, para enfrentar o desabastecimento, é investir na recuperação das nascentes e na instalação de pequenas barragens. “Isso está previsto no nosso plano de governo, mas as pessoas não podem esperar, por isso precisamos da abertura desse crédito adicional para aliviar o sofrimento de moradores da região Sudeste do Estado e do Vale do Araguaia”, destacou.

Em seu plano governo, Carlesse propõe apoio aos municípios para a elaboração e execução de projetos de saneamento nas áreas de resíduos sólidos, abastecimento público, esgotamento sanitário e drenagem urbana; construção de pequenas barragens em todos os municípios tocantinenses, com ênfase para a região sudeste.