Foto: Secom Gurupi

Quando iniciou a transmissão da Covid-19 a preocupação maior de contágio era em relação às pessoas de idade superior a 60 anos e com doenças crônicas, no entanto, os números tem contrariado as informações de que os jovens não estariam em risco. Em Gurupi, dos 43 casos positivos confirmados até o dia 14 de maio, 26 registros  são de pessoas entre 1 e 40 anos, faixa etária que supostamente não pertenceria ao grupo de risco, o que representa 60,46% dos casos.

 

Segundo o secretário municipal de Saúde de Gurupi, Gutierres Torquato, a doença pode ter mais complicações nas pessoas acima de 60 anos e com doenças crônicas, mas as pessoas mais jovens estão se contaminando mais e podem ser agentes transmissores em potencial.

LEIA: EXCLUSIVO GAZETA – “Tocantins pode se preparar para encarar dias duros”, analisa médico assessor do Ministério da Saúde sobre Covid

“A maioria de nós mais jovens convivemos com nossos pais, avós, tios e podemos transmitir a essas pessoas que podem apresentar mais complicações, por isso a importância do isolamento social. É um momento de pensarmos nas pessoas amadas e nos cuidar”, destacou o secretário.

Conforme o secretário, essa tendência de maior contágio entre as pessoas abaixo de 40 anos acontece na maioria das cidades brasileiras, e por isso a necessidade de falar para essas pessoas que se puderem, fiquem em casa, só saiam se realmente for necessário, tomando todas as medidas de segurança possíveis.

VEJA – DIY: Máscara caseira como fazer

O prefeito Laurez Moreira, argumenta que os serviços de saúde de competência municipal estão correspondendo a todas as demandas e as equipes seguindo todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde.

“Sempre foi minha preocupação manter um serviço de saúde de qualidade e com essa pandemia nossa preocupação aumentou e pedi ao secretário de Saúde que não medisse esforços para atender a demanda com qualidade, pois é um momento em que as pessoas estão fragilizadas, assustadas e precisam encontrar no serviço de saúde um alento e a certeza da plena recuperação”, disse o prefeito.

 

O prefeito também destaca que há uma grande preocupação com as pessoas que foram testadas positivas e que as equipes das Unidades Básicas de Saúde acompanham as famílias  que estão em isolamento domiciliar.

Leia – Distanciamento social: Por que é necessário?

Laurez comenta sobre os índices e destaca que essas pessoas abaixo de 40 anos, que formam o maior número de contagiados são pessoas que estão em plena atividade e alerta para redobrar os cuidados com a higiene e segurança.

“Se precisar sair para trabalhar, resolver alguma questão em banco, lotérica ou ate mesmo ir ao comércio, use as máscaras, higienize as mãos com álcool em gel. Ao chegar em casa cumpra  todas as recomendações como limpar chaves, trocar de roupa, lavar as mãos com água e sabão, higienizar calçados”.