Foto – Divulgação
Por – Patrícia Martins Araújo
Previamente é imprescindível reconhecer a importância da abordagem de tal tema, agradeço a seriedade e comprometimento do jornal em evidenciar, e mais que isso, interessarem-se pela transcrição ou publicação deste tipo de texto que, nas entrelinhas, valoriza a alma feminina… E no auge dos meus 4.5 concluso aos 06 de novembro de 2021, refletindo sobre as experiências vívidas de fato percebo que é exatamente isso que me tornei uma “Mulher Madura ”
Fechando os meus olhos e me visualizando de tal maneira consigo me enxergar em cenas talvez simplistas para alguns… ” A beira da praia contemplando o nascer e, ou o pôr sol, ouvindo apenas o barulho do vento, admirando o explendor e a dádiva de um novo amanhecer, ou a conclusão de um lindo dia, essa condição de visualizar tal cena me remete também a lembrança de uma taça de um bom vinho e um papo agradável, a possibilidade de tomar um chá quente com a leitura de um bom livro, ou artigo… Ou até mesmo um café com bolo rindo alto com familia ou amigos… Mas, o que de fato isso tem haver com maturidade feminina??? Eu arriscaria afirmar que mulher madura é como água fresca em dias quentes. É pétalas de rosas vermelhas em cama desarrumada… É valorização das minúcias diárias, da pequenez de algumas conquistas, mas não menos importantes…
Não dá pra pensar em maturidade feminina e não perceber o quanto isso é especial, ao mesmo tempo que é mistério, é encanto, traduz uma beleza rara e incomparável. É luz em forma de um ser, é condensação de amor com explosões de sentimentos na calmaria de um bem estar unindo a meiguice de menina, com a força de uma leoa, capaz de produzir calor em noites frias… é sol, é lua…
É como o pólen das flores, se espalha e produz vida, não se deixa ser conduzida, ela conduz sem ser percebida, é incomparável, possui uma beleza que muitas vezes, se torna invisível aos olhos das pessoas de pouca sensibilidade, e mais uma vez comparada a lembrança do vinho, o seu sabor ganha valor com o “tempo”.
A MULHER MADURA acalenta com os olhos e afaga com as mãos, sem ser preciso dizer uma só palavra, e quando diz, é sábia, enfatiza seus momentos de euforia com grande categoria, tem olhar de águia, enxerga longe e é muito perceptiva.
Geralmentea MULHER MADURA não cobra “mimos”, ela dá atenção, e em consequência desse carinho natural, ela os recebe de volta, não escolhe tempo certo, ela se adapta às situações, devido ao seu grau de necessidade. Costuma fazer amor com os olhos, e quando tocada aproveita pra degustar o sexo. A MULHER MADURA possui atrativos que, unidos a sua beleza exterior, seja essa beleza qual for, se tornam realmente incomparáveis e ao passar por situações difíceis, não subtrai em seus dias, ela soma a experiência ao seu aprendizado. Ela não suga, preenche o que está em falta, consegue ser esposa, mãe, amiga, profissional, sem perder a dosagem certa.
Ao falar de intimidade transmite ter mel nos lábios…
Pensando ter bastante experiência a partir dos 30 anos passei a me intitular fênix, aquela que sempre renasce das cinzas, e só a pouco percebo que isso se tornou uma frase feita, quando hoje sei que sou muito mais que essa representação, e faço tal afirmativa baseada no reconhecimento de que, por inúmeras vezes, não ressurgi apenas das cinzas, mas, em algumas situações do próprio “NADA”…
A beleza dessa MULHER MADURA não se encontra mais em suas belas coxas, na sensualidade da boca grande ou nos fartos seios, mas, no seu modo de ser, expressar, pensar, e agir, um modo todo especial que dignifica e ENCANTA o que não é visível fisicamente. É capaz de roubar qualquer que seja a cena, não apenas para contracenar, mas, para ser protagonista de um capítulo inteiro sem o menor esforço. MULHER MADURA não marca presença, ela faz melhor, registra sua marca onde chega…
E levando em consideração ao que foi mencionado, eu ousadamente arriscaria mais uma vez afirmar que a MULHER MADURA é o que podemos chamar de, uma MULHER COMPLETA, ou melhor, a medida exata, a sintonia perfeita entre o céu e a terra.
Repense na degustação de uma fruta, verde, ou com o sabor e textura ideal… A MULHER MADURA é assim, marcante. Ela tem a medida certa entre a razão e a emoção. O equilíbrio perfeito entre a paixão e o amor. E sabe como eu a definiria? “jóia rara”, ou melhor, “diamante lapidado”.
Parabéns a você que além de alcançar a maturidade feminina se reconheceu nas entrelinhas deste texto.
Vanessa Pena com grande reformulação de Patrícia Martins Araújo(Psicóloga/psicopedagoga).
Patrícia Martins Araújo é psicóloga com especialização em psicopedagogia, docência do ensino superior, educação especial e inclusiva. Atualmente, psicóloga no HRAug, RADCLIN, Centro de Referência de Assistência Social e Unidades Básicas de Saúde.