Máscaras cirúrgicas ou caseiras
Tocantínia
O prefeito de Tocantínia Manoel Silvino, juntamente com a secretária de Saúde, Maria Zenite Cardoso, teve agenda cheia nesta segunda-feira (04). No período da manhã recebeu os líderes religiosos para tratar da prevenção contra o Covid-19 no município.
O Prefeito Silvino destacou a importância do cumprimento das medidas tomadas através de Decreto municipal e das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no combate ao Coronavírus, que vem aumentando casos no Estado e no Brasil em ritmo acelerado. O prefeito sugeriu aos líderes para que as igrejas adotem o rodízio nas celebrações religiosas para evitar presenças de grande número de fiéis. E durante a realização de cultos ou missas, o uso de obrigatório de máscaras, distanciamento e higienização das mãos.
Leia também:Coronavírus: Como se prevenir
No período da tarde, ainda sobre a prevenção, Silvino, reuniu-se com os membros do Comitê do Enfrentamento ao Covid-19 e representante do comércio para avaliar se a população da zona urbana, rural e comunidades indígenas estão atendendo as medidas tomadas por Decreto e as recomendações e orientações realizadas pelos profissionais de Saúde do município e do Pólo Base (Saúde Indígena).
Após ouvir os relatos dos lideres religiosas, representante do comércio local e dos membros do Comitê, sobre a falta do cumprimento das medidas pela grande parte dos moradores e comerciantes, o Prefeito Silvino baixou o Decreto com medidas mais severas, sendo o uso obrigatório de máscaras em ambientes públicos e privados, fechamento de bares, proibição do acesso ao local da praia no rio Tocantins para os banhistas e aglomeração de pessoas na Praça central.
Leia também: DIY: Máscara caseira como fazer
A flexibilização somente para os serviços essenciais como: supermercados, açougues, farmácias, posto de gasolina. Lanchonetes, restaurantes e padarias podem atender, mas os clientes não podem fazer o consumo dentro do estabelecimento. O transporte coletivo que faz linha de Tocantínia a Palmas e Palmas a Tocantínia também não terá permissão para fazer viagens com passageiros até passar a pandemia. O descumprimento deste, acordo com o Decreto vai acarretar multas para o proprietário.
Miracema
O prefeito Saulo Milhomem assinou nesta segunda-feira, 4, o decreto municipal nº134/2020, em que dispõe e determina o uso obrigatório de máscaras por todos os cidadãos como forma de enfrentamento a transmissão comunitária do novo coronavírus, a covid-19 e adota outras providências como medidas de prevenção a pandemia.
O acessório passa a ser obrigatório a toda a população, a partir, da próxima sexta-feira, dia 8 de maio, por tempo indeterminado, em ambientes públicos ou de livre acesso, equipamentos de transporte, público ou privado, coletivo ou individual, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços no âmbito do Município de Miracema do Tocantins. Somente não são considerados ambientes públicos ou de livre acesso: as residências; e locais públicos ou privados onde somente uma pessoa utilize ou trabalhe.
Leia – Distanciamento social: Por que é necessário?
Considerando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os bons resultados de outros países; o Ministério da Saúde; Secretaria Estadual e Municipal da Saúde e o cenário atual em que o Estado do Tocantins se encontra, onde se verifica o número crescente de casos, inclusive com 01 caso registrado em Miracema e 03 casos em Miranorte, a gestão vê esta medida como prudente e indispensável para prevenção a covid-19.
“Precisamos encarar a pandemia com a seriedade que o momento exige. Sermos responsáveis e também cobrar da sociedade que cada um faça o seu papel. Todos nós, poder público e população, temos que seguir com as recomendações e fiscalizarmos uns aos outros em prol do bem estar coletivo”, frisou o prefeito, Saulo Milhomem.
veja decreto: DECRETO 134 – COVID19 – 04-05-20 – MÁSCARAS Miracema
fonte: Assessorias