Davies Sandherson de Souza Dourado foi morto após confronto com a Polícia Militar, em Luzimangues. Ele era suspeito do roubo de um veículo em Palmas. Dourado teria tentado tomar a arma de um policial ao ser abordado, foi baleado na perna e morreu ao tentar fugir por um matagal.
Outras duas pessoas que estavam com ele conseguiram fugir. A ocorrência foi divulgada no balanço da operação, realizada entre os dias 6 e 10 de setembro.
Ao todo foram registradas 644 ocorrências em todo o estado incluindo ações preventivas e de trânsito.
Ocorrências:
- 127 ocorrências de trânsito;
- 1 morte por intervenção policial;
- 8 veículos furtados/roubados localizados;
- 3 veículos adulterados, com placas diferentes das originais localizados;
- 5 armas de fogo apreendidas em Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Sandolândia;
- 1 foragido capturado em Palmas.
Segundo a Polícia Militar, houve redução nos acidentes de trânsito se comparado ao ano passado. Foram 135 em 2017 e 127 em 2018. Também foi registrada uma queda nos crimes contra o patrimônio :165 furtos e roubos em 2017 e 111 em 2018.
Confronto
Na última quarta-feira (5), a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de assalto. A vítima foi abordada por um homem e levada para a própria casa. No local, o criminoso roubou um carro, um computador, perfumes e um celular. Após o crime, o suspeito trancou a vítima e fugiu.
Na madrugada de quinta-feira (6), o veículo foi visto na barreira do posto policial. Durante as buscas, o carro foi localizado no km 7 da rodovia TO-348, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. A PM informou que o veículo foi parado, mas não respeitou a ordem de parada.
Quando os policiais conseguiram alcançar o carro, duas pessoas que estavam no veículo fugiram por um matagal. O motorista, Davies Sandherson de Souza Dourado foi abordado, mas um dos passageiros que havia fugido atirou contra a equipe, momento que o condutor tentou tomar a arma do policial. Outro PM, atirou contra o suspeito, que foi atingido na perna.
Dourado ainda tentou fugir pelo matagal, mas foi encontrado caído no chão. O Samu foi acionado e a equipe constatou a morte.
Em nota, a Polícia Militar disse que a atuação neste tipo de ocorrência é “de preservar vidas e aplicar a lei. Que nos casos em que há resistência por parte do suspeito, seguindo os limites preconizados nacional e internacionalmente sobre utilização da força e arma de fogo, não resta outra alternativa senão preservar a integridade física da equipe.”
Informou também que já foram adotadas as providências preliminares e que os fatos serão apurados em Inquérito Policial Militar, em fase de instauração.
Fonte: G1 Tocantins