O Exército Brasileiro irá realizar a partir desta segunda-feira (22) uma operação especial de ‘preparo da tropa’ em seis cidades do Tocantins e outras quatro no Pará e no Maranhão. O posto de comando dos trabalhos será Araguaína, na região norte. Os militares vão patrulhar as ruas e visitar estruturas consideradas estratégicas no estado, como a Usina Hidroelétrica Luís Eduardo Magalhão, em Lajeado.
No Tocantins, além de Araguaína, também haverá ações em Filadélfia, Palmeiras do Tocantins, Piraquê, Wanderlândia e Xambioá.
No total, 1,2 mil homens devem participar do exercício. Foi confirmado que haverá atendimento médico e odontológico gratuito aos moradores das cidades envolvidas a partir da terça-feira (23). Os locais e as regras para participação só serão divulgados durante a tarde desta segunda.
A organização dos atendimentos sociais será feita em parceria com as prefeituras de cada município. Também está prevista uma apresentação da Banda de Música do 50º Batalhão de Infantaria de Selva de Imperatriz. Também há militares do 23ª Brigada de Infantaria de Selva envolvidos.
A operação foi batizada de Pedro Teixeira III. O principal objetivo é preparar a tropa para responder rapidamente a qualquer ameaça. Também haverá treinamento direcionado para a atuação durante Eleições. A operação segue até o dia 26 de julho.
Fonte: G1 Tocantins
_______________________________________________________________________