Vereador Rubens Uchôa (União) — Foto: Reprodução/Instagram Rubens Uchôa
Vereador Rubens Uchôa (União) — Foto: Reprodução/Instagram Rubens Uchôa

Duas pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Federal por suspeita de compra de votos no segundo turno das eleições no Tocantins. As ocorrências foram registradas em Palmas e Goiatins. Entre os detidos está o vereador da capital Rubens Uchôa (União), segundo apuração.

A defesa do parlamentar informou, em nota, que ele foi liberado após os procedimentos na Polícia Federal. Os advogados afirmaram que adotarão as medidas necessárias para esclarecer o caso e reafirmaram o respeito às instituições, ao devido processo legal, à ampla defesa e à presunção de inocência.

Em contato por telefone, Rubens Uchôa negou a compra de votos. Segundo o vereador, a situação estava relacionada ao abastecimento de um veículo da família pelo filho dele.

A identidade da outra pessoa presa não foi divulgada. Por esse motivo, não foi possível identificar ou localizar sua defesa.

O Centro Integrado de Comando e Controle do Estado do Tocantins (CICCE/TO) também informou o registro de uma ocorrência de propaganda eleitoral irregular.

Para acompanhar a votação neste domingo (25), a operação de segurança mobilizou 3.234 profissionais e 874 viaturas no estado. A atuação inclui a proteção de eleitores e candidatos, o monitoramento de estruturas essenciais ao pleito, das condições de deslocamento dos eleitores e do ambiente virtual.

Conforme o boletim da operação, atualizações sobre as ocorrências e os casos em andamento serão divulgadas nos próximos informes.

A mobilização reúne a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, as polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e Penal, além do Exército Brasileiro, da Guarda Metropolitana de Palmas, do Detran, do Corpo de Bombeiros Militar e da Agência Brasileira de Inteligência.