Araguaína: Justiça determina remoção de conteúdo contra Wagner e estipula multa para propagadores

Em material encaminhado à imprensa pela assessoria do candidato Wagner Rodrigues, a Justiça Eleitoral teria determinado a remoção de uma série de conteúdos com informações falsas a respeito da qualidade do serviço de saúde pública de Araguaína que estavam sendo compartilhados em grupos de WhatsApp. De acordo com o juiz eleitoral Deusamar Alves Bezerra, os ataques com Fakes News podem prejudicar o prefeito e candidato à reeleição, Wagner Rodrigues (União Brasil).

“Os efeitos da desinformação/fake news para o candidato que o vídeo evidencia, são consideráveis e, o fato de ter sido repostado divulgado em determinado grupo de WhatsApp não afasta a hipótese de ter sido, como dito, objeto de diversos compartilhamentos, com prejuízo potencial ao candidato, o que deve ser evitado, para que o processo eleitoral não seja maculado com a fake News.”, destaca o juiz eleitoral Deusamar Alves Bezerra na decisão expedida nesta terça-feira, 3 de setembro.

Segundo a campanha, o prazo para que as publicações sejam retiradas é de 24 horas, com multa diária de R$ 500 até o limite de R$ 15 mil para os participantes dos grupos de WhatsApp que compartilharam as publicações, propagando a Fake News contra o candidato à reeleição em Araguaína. Os grupos alcançados pela decisão são: “ELEIÇÕES ARAGUAÍNA 2024” e “PORTAL BARRARIA”

A assessoria tampem diz que a Justiça também determinou que a empresa provedora e controladora do WhatsApp (Meta Technologies) entregue os dados que possibilitem a identificação dos administradores e dos grupos propagadores de fakes news e seus registros de conexão, informando com quais números esses contatos trocaram mensagens.

A campanha ainda destaca que, a decisão cita nominalmente Indiara Duarte e os apelidos Betito, Nenzyn Sat 10, Resplandes, Portal da Barraria e Danielle Costa. Todos esses portadores de telefones são ativos nos grupos com ataques a Wagner e defesas do candidato Jorge Frederico (Republicanos).

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Trocando em Miúdos

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!

Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!