Ícone do site Gazeta do Cerrado

Presidente do TRE reforça a importância de eleitores irem às urnas no 2º turno e deseja paz e respeito à liberdade de escolha

Desembargador Helvécio de Brito Maia Neto – Foto – TRE-TO/Divulgação

Nesta quinta-feira (27/10), ao encerrar a 99ª sessão ordinária, última antes do 2º turno das eleições, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, reforçou a importância dos mais de 1 milhão de eleitores aptos no Estado a comparecerem às urnas e exercerem o seu direito de cidadania no próximo dia 30 de outubro.

“Conclamo todas as eleitoras e eleitores do Estado do Tocantins a comparecerem às urnas para fazer valer o seu direito de escolha! Não venda o seu voto; não deixe de votar; e ajude a construir o Brasil que você sonha e quer para o futuro”, frisou o presidente.

Ainda durante a sessão, o magistrado destacou que o voto é um direito e um dever cívico de cada cidadão. “Dia 30 é o dia da decisão, da decisão do povo; e todo brasileiro quando vota exerce o poder que a Constituição da República Federativa do Brasil a outorga”, disse ao citar o trecho do 1º parágrafo da Constituição Federal: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”.

Na oportunidade, o presidente agradeceu às magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradores, mesárias e mesários e todo o pessoal de apoio da Justiça Eleitoral pelo trabalho que o TRE-TO vem realizando nas Eleições Gerais de 2022 e destacou a missão da Justiça Eleitoral de garantir ao povo tocantinense e brasileiro a festa da democracia manifestada através do exercício do voto. “Desejo a todos paz e respeito à liberdade de escolha. Acredito que, mais uma vez, iremos demonstrar ao resto do Brasil e ao mundo que somos um povo honrado, pacífico e ordeiro, comprometido com o fortalecimento da democracia e suas instituições”, afirmou Maia Neto.

Publicidade

O Corregedor Eleitoral, desembargador Eurípedes Lamounier, também elogiou a atuação da Justiça Eleitoral do Tocantins e reforçou o compromisso de todos com a realização do pleito. “Cumprimento Vossa Excelência pela feliz condução de todo o processo eleitoral no Tocantins, parabenizo pela leveza, pela forma humana e amiga que vem conduzindo os trabalhos; agradeço aos pares, aos servidores que são a razão da existência deste Tribunal, possibilitando à sociedade tocantinense o exercício da democracia no seu mais alto estilo”, disse.

Eleições

Ao todo,1.094.003 eleitoras e eleitores tocantinenses estão aptos a irem às urnas neste domingo (30/10). O Tocantins terá 853 locais de votação, com 3.957 seções eleitorais em funcionamento das 08h às 17h. Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, como o e-Título (com foto), RG, carteira de motorista ou passaporte. Consulte aqui os locais de votação.

Calendário

Em novembro, a Corte se reunirá em 15 sessões ordinárias, realizadas nos dias 16, 17, 21, 22, 23, 24, 25, 28, 29 e 30/11. Confira o calendário e pautas.

Fonte – Ascom TRE-TO

Sair da versão mobile