O projeto Por Todas as Marias chega nesta quarta-feira, 21, ao município de Arraias, região sudeste do Tocantins, dando continuidade às ações do Agosto Lilás. A iniciativa, que visa combater a violência contra a mulher por meio da educação e da conscientização, é realizada em parceria com diversos órgãos do Estado e tem como objetivo promover a mudança cultural necessária para erradicar esse tipo de abuso. A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, idealizadora do projeto, foi representada pela chefe de Gabinete da Pasta, major Alana Morais Nunes.
Idealizado para atuar diretamente nas escolas, o projeto conta com a colaboração da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a parceria da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio da Patrulha Maria da Penha. Em Arraias, as atividades incluíram palestras educativas e blitz de conscientização com a população sobre os diferentes tipos de violência que afetam as mulheres.
A blitz educativa ocorreu no centro da cidade, onde a equipe abordou motoristas e pedestres, distribuindo materiais informativos sobre os canais de denúncia e a importância de combater a violência de gênero. Posteriormente, a equipe seguiu para a Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, onde mais de 180 estudantes dos ensinos fundamental e médio assistiram à palestra sobre os direitos das mulheres e os sinais de um relacionamento abusivo.
A comandante da Patrulha Maria da Penha no Tocantins, major Flávia Roberta, falou sobre os tipos de violência e a Lei Maria da Penha aos estudantes da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França em Arraias – Crédito: Camila Mitye/Governo do Tocantins
Segundo a comandante da Patrulha Maria da Penha no Tocantins, major Flávia Roberta Pereira de Oliveira, que proferiu a palestra aos estudantes, as escolas têm papel importante no processo de conscientização da sociedade. “A escola tem um papel extremamente importante no combate à violência contra a mulher, tendo em vista a necessidade de conscientização pelo fim da desigualdade de gênero e do machismo. Então, eu entendo que quando a gente trabalha e combate esses dois itens, a gente com certeza vai reduzir esses índices e melhorar a situação da mulher no nosso país”, ressaltou.
Outra unidade de ensino a receber o projeto foi o Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro, onde cerca de 80 alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio foram conscientizados.
A estudante Maria Antônia Souza Rodrigues, de 15 anos, elogiou a palestra e a didática utilizada pela major Flávia Roberta, que soube envolver os estudantes. “Além de responder todas as nossas dúvidas, tivemos a conscientização sobre como ajudar as mulheres que estão sendo vítimas de violência. Precisamos sempre estar atentos aos sinais de abuso”, afirmou.
Por Todas as Marias
Por Todas as Marias tem como foco a educação como ferramenta principal na luta contra a violência de gênero, atuando desde a infância para promover a igualdade e o respeito. Durante o Agosto Lilás, o projeto passa por cinco municípios em ações coordenadas com a Operação Shamar, voltada para o combate às violências doméstica e familiar contra a mulher. Após as etapas em Miracema, Tocantinópolis e Arraias, as próximas ações serão realizadas em Porto Nacional e Palmas.
A partir de setembro, o projeto entrará em uma nova fase, com a capacitação das equipes multidisciplinares das escolas estaduais, em parceria com a Seduc, para a implementação das ações em todas as regionais de ensino do Tocantins.
Parceiros
O projeto é realizado em conjunto com a Seduc, a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju); a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO); a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO); a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom); a Secretaria-Executiva da Governadoria; a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); a Secretaria de Estado do Turismo (Setur); a Polícia Militar do Tocantins (PMTO); e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), além da parceria da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO).