O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais práticos já inventados: em poucos minutos a comida fica quentinha, como se tivesse acabado de sair da panela. E para usá-lo com segurança, é preciso saber quais objetos podem ser manipulados para aquecer os alimentos. Confira:
Porcelanas
Está com pressa? Recipientes com esse material costumam esquentar rapidinho. Mas também perdem o calor rapidamente, então sua refeição pode esfriar em pouco tempo.
Vidros e cerâmicas vitrificadas
Tais materiais conseguem preservar o aquecimento dentro deles, deixando o prato quente por um bom período.
Madeira, palha e barro
Se você tiver algum recipiente com estes materiais, até pode usá-los no micro-ondas, mas atente-se: eles não são bons condutores térmicos e esfriam a comida rapidamente. Se a peça tiver minério de ferro na composição, como é o caso do barro vermelho, não use-o no eletrodoméstico, pois pode gerar faíscas!
A explicação é simples: as micro-ondas, que geram o calor dentro do equipamento, não conseguem atravessar nenhum tipo de metal. Dessa maneira, elas batem no recipiente e voltam, o que pode provocar as faíscas – e até incêndios!
Metais
Reforçando: nenhum objeto de metal pode ser usado no micro-ondas! Isso vale para talheres, papel alumínio, peças decoradas com frisos metálicos ou tintas metálicas.
Plásticos
O uso depende da composição do plástico, pois alguns podem liberar para os alimentos vapor tóxico, substâncias cancerígenas e aditivos (usados para deixá-los com mais flexibilidade). Uma dica é analisar se ele aquece ou amolece demais: cada plástico esquenta em uma temperatura diferente e, se o pote ficar mole e quente em pouco tempo, pode ser indício de contaminação do material.
Alguns plásticos rígidos e filmes de PVC, que não são próprios para micro-ondas, podem derreter e causar incêndios. Existem plásticos que podem ser colocados no equipamento e os fabricantes devem orientar se esse é o caso na embalagem do produto. Na dúvida, é melhor não usar.
Papel, papelão e sacos de papel
Os materiais também não devem ser usados no micro-ondas, pois o calor pode incendiá-los.
Fonte: Casa e Jardim